Compreender os mecanismos do sono do bebé e da criança
O sono divide-se em dois ciclos: o sono leve (sono REM – Rapid Eye Movement) e o sono profundo (sono N-REM).
Um bebé de termo (que nasce a partir da 37ª semana de gestação) passa cerca de 50% do seu ciclo de sono em sono REM. Já um bebé prematuro precisa de repousar mais tempo, passando cerca de 80% num sono mais profundo.
O resto do ciclo de sono do bebé é passado em sono N-REM. Durante o sono, e à semelhança do adulto, o ciclo de sono do bebé alterna entre ciclos de sono leve (5 a 10 minutos) e ciclos de sono profundo (40 a 45 minutos).
O sono do recém-nascido é distribuído por vários períodos durante o dia, alternados com algum tempo de atividade, como os dedicados à amamentação e rotinas de higiene.
À medida que cresce, o período de sono do bebé vai-se consolidando num período único, à noite, com uma sesta diurna que se mantém até ter 4 anos de idade (sugestão de leitura: Tabela do sono: quantas horas deve dormir o meu filho?). Um recém-nascido, dorme mais horas do que um bebé de 6 meses de idade, por exemplo.
O sono REM é o sono verdadeiramente reparador que ajuda o organismo a repor energia e a descansar. Dormir com qualidade e o tempo suficiente é fundamental para o crescimento do bebé e, na fase adulta, para o bem-estar geral.
O que caracteriza o sono leve e o sono profundo?
Sono REM | Sono R-NEM | |
|
|
Bibliografia consultada:
- Guia Completo do Sono para Bebés e Crianças Felizes, de Gina Ford, Bertrand Editora, Lisboa 2010