Cuidados na preparação dos alimentos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), alguns cuidados básicos no manuseamento dos alimentos podem contribuir de forma decisiva para a diminuição da contaminação dos alimentos por agentes patogénicos que deterioram as propriedades nutritivas dos alimentos e os tornam agentes de doenças e infeções.
Cuidados na preparação dos alimentos
Os erros mais comuns incluem:
- Preparação de alimentos com muito tempo de antecedência.
- Armazenamento dos alimentos a temperaturas que favorecem a formação de agentes bacterianos e/ou tóxicos.
- Não cozinhar a comida o tempo suficiente para reduzir ou eliminar os agentes patogénicos.
- Manipulação dos alimentos por pessoas com hábitos higiénicos duvidosos.
Deixamos aqui algumas recomendações para o correto manuseamento dos alimentos. Regras simples que permitem melhorar a qualidade das refeições e, por consequência, o estado geral de saúde da sua família.
Da mesma forma, deverá ser muito criteriosa na selecção do restaurante onde faz as suas refeições diárias (no caso do almoço de trabalho) ou se decidir fazer uma saída.
1. Às compras – escolha alimentos processados de forma higiénica
Enquanto que alguns alimentos podem ser consumidos no seu estado natural, como fruta ou vegetais – sem casca ou sempre muito bem lavados -, outros devem ser processados para que possam ser consumidos com segurança. O leite, por exemplo, deve ser sempre pasteurizado.
Se, ao comprar fruta ou vegetais lhe parecerem mal acondicionados, não os compre. Deverá sempre certificar-se que os alimentos que vai adquirir são frescos e tratados de forma higiénica.
2. Cozinhe a comida cuidadosamente
A eliminação de possíveis agentes patogénicos presentes nos alimentos, só são destruídos a temperaturas superiores a 70º. Abstenha-se, por exemplo, de comer carne mal passada ou ovos mal cozidos (alimento muito suscetível à infecção por salmonelas).
3. Consuma os alimentos imediatamente após a sua confecção
Com o início do processo de arrefecimento, começam a surgir os agentes patológicos. Para o evitar, consuma a refeição logo após ser retirada do calor.
4. Armazene os alimentos cuidadosamente
- Mantenha o seu frigorífico bem refrigerado e limpo de alimentos que já não estão em condições de serem consumidos. Quando comprar iogurtes, por exemplo, certifique-se que são guardados de acordo com a data de validade – maior longevidade, na retaguarda –
- A conservação dos alimentos no frigorífico faz-se a uma temperatura de aproximadamente 5ºC. A temperatura no compartimento de congelação varia de acordo com o número de estrelas do equipamento. Um equipamento com 1 estrela congela os alimentos a cerca de -6ºC, enquanto que um de 3 ou 4 estrelas já atinge temperaturas de -18ºC. Consulte as instruções do seu equipamento para o regular para a temperatura adequada
- Nunca coloque os alimentos no frio sem que tenham arrefecido convenientemente
- Acondicione os alimentos de forma cuidada e de modo que sejam facilmente identificáveis (especialmente no caso da congelação uma vez que, iniciado o processo de descongelação, não deve voltar a colocá-los no congelador)
- Se vai cozinhar para o seu bebé, faça apenas a quantidade para uma refeição. O ideal é não armazenar a sua comida
- Para além de garantir a qualidade dos alimentos, ao seguir estas dicas, também poupa no consumo energético
5. Higienize as mãos com frequência enquanto prepara a refeição
Lave as mãos frequentemente enquanto cozinha. Se, durante o período de tempo em que está a cozinhar, manipular um animal doméstico ou se magoar, lave bem as mãos e proteja-as com umas luvas. Se tiver que pegar no seu bebé, não deixe de lavar as mãos.
6. Aquecer alimentos pré cozinhados
Ao aquecer um alimento armazenado, garanta que a totalidade do preparado aqueceu a pelo menos 70º. Usando micro ondas, o forno ou o bico do fogão, mexa sempre os alimentos para garantir que todo o preparado foi sujeito à fonte de calor.
7. Evite o contato entre alimentos crus e cozinhados
Desta forma, previne a contaminação dos alimentos cozinhados por alimentos crus que ainda vão ser preparados. Tenha, também, atenção aos utensílios de cozinha. De preferência não use a mesma faca, por exemplo, para trabalhar nos dois tipos de alimentos enquanto cozinha.
8. Mantenha limpas todas as superfícies da cozinha
À medida que vai cozinhando, lave a louça de que não necessita e mantenha as superfícies de trabalho limpas. Se usar um utensílio contaminado (como uma tábua de cortar) pode transmitir eventuais microorganismos aos alimentos que está a processar. Evite usar utensílios de madeira que, devido às suas características naturais, têm maior propensão para abrigar agentes indesejados.
9. Mantenha os alimentos abrigados e bem acondicionados
Só assim os mantém afastados de insetos, ratos e outros animais que podem contaminar os alimentos com agentes patogénicos se entrarem em contato com os alimentos.
10. Utilize água de qualidade
Se tiver alguma dúvida sobre a qualidade da água, não a utilize para a preparação dos alimentos nem para beber. Utilize-a apenas depois de fervida ou opte por água engarrafada. Nunca prepare o leite ou as papás do seu bebé com água que não lhe transmita confiança ou de que desconheça a origem.