Tricomoníase: sabe o que é, os sintomas e tratamento? E acima de tudo, se é possível evitar a transmissão desta infeção sexualmente transmissível (IST)?Saiba tudo neste artigo.
O que é a tricomoníase?
A tricomoníase é uma IST que é provocada pelo parasita Trichomonas vaginalis . Esta infeção pode afetar o aparelho genital e o urinário, sendo as mulheres mais suscetíveis do que os homens. Nas mulheres com tricomoníase dá-se também infeção da uretra em 90% dos casos. Contudo, nos homens a infeção pode também causar inflamação na uretra.
Como é transmitida?
A tricomoníase é uma IST. Isto significa que é transmitida exclusivamente por via sexual, seja através de sexo vaginal, oral ou anal. As mulheres podem transmitir a infeção a outras mulheres, enquanto os homens normalmente não a transmitem a outros homens.
Nos homens, o microrganismo trichomonas vaginalis pode manter-se no trato genital e urinário durante longos períodos de tempo sem provocar sintomas. Por isso podem transmitir a infeção a parceiros sexuais sem que o saibam.
Quais são os sintomas?
A infeção pode ser assintomática tanto nas mulheres, como nos homens. Nos homens a infeção normalmente não manifesta sintomas.
Quando a tricomoníase apresenta sintomas, nas mulheres podem passar por:
- Corrimento vaginal espumoso, com odor a peixe e cor amarelo-esverdeado
- Hemorragias durante ou após as relações sexuais
- Dor abdominal
- Inchaço ou comichão na área vaginal
- Necessidade frequente de urinar
- Ardor ou dor ao urinar e durante as relações sexuais
Nos homens, os sintomas podem ser os seguintes:
- Secreção clara proveniente da uretra
- Necessidade frequente de urinar
- Ardor ou dor ao urinar/ejacular
- Irritação e comichão no pénis, sobretudo após as relações sexuais
Como é feito o diagnóstico?
Os sintomas da tricomoníase são muito inespecíficos, ou seja, podem estar associados a outras doenças. Por isso, o diagnóstico fiável só é conseguido através de testes em laboratório, a amostras de urina, secreções vaginais ou uretrais. Assim, pode-se verificar se o doente tem mesmo tricomoníase ou se poderá ser outra IST como gonorreia, clamídia, candidíase ou outra.
Qual é o tratamento para a tricomoníase?
O tratamento normalmente é feito através da toma dos seguintes antibióticos:
- Metronidazol ou tinidazol oral
- Tratamento dos parceiros sexuais
A toma de metronidazol ou tinidazol em dose única, cura até 95% das mulheres. No entanto, os parceiros sexuais têm que ser tratados simultaneamente.
A eficácia do tratamento de dose única nos homens não está devidamente evidenciada. Por isso, nos homens o tratamento com os fármacos é feito através de doses mais baixas, durante 5 a 7 dias.
A tricomoníase na gravidez
Se estiver grávida e tiver tricomoníase, além dos sintomas acima descritos, aumenta o risco de ter:
Como me posso proteger contra a tricomoníase?
Sendo uma IST, pode reduzir o risco de a contrair através do uso de preservativos e espermicidas. A redução do número de parceiros sexuais é também uma forma de prevenção da transmissão desta infeção.