Uma conceção bem-sucedida passa por três fases essenciais que determinam o futuro da gravidez: ovulação, fertilização e implantação do óvulo.
Assim que o óvulo tenha sido libertado, move-se ao longo da trompa de Falópio até ao útero. Os dias que precedem a ovulação e o próprio dia da ovulação são os mais férteis – quando é mais provável que engravide.
Fertilização do óvulo
Na 2ª fase da conceção, o seu óvulo maduro é fertilizado por um espermatozoide dando início a uma nova viagem a caminho da geração de uma nova vida.
A condição básica para a reprodução é a fertilização do óvulo por um espermatozoide. Enquanto a mulher liberta, em média, um óvulo por mês, o homem produz cerca de 500 milhões de espermatozoides por dia.
Após a ejaculação o espermatozoide pode sobreviver até um máximo de 7 dias na vagina, apesar da sobrevivência média ser de 3 dias. O meio ácido da vagina cria um ambiente hostil para os espermatozoides e só algumas centenas de resistentes conseguem subir pelas trompas de Falópio, que se contraem delicadamente e os “empurram”, impulsionando-os na direção do ovo.
A fertilização do óvulo acontece quando o espermatozoide atinge o óvulo e consegue perfurar com sucesso a sua membrana externa. Se o espermatozoide chegar depois da ovulação, já não encontra o óvulo na trompa de Falópio, perdendo-se a hipótese de fecundação.
Normalmente, apenas um espermatozoide atinge o interior do óvulo e funde-se com o núcleo deste. Quando isto acontece, o óvulo desencadeia de imediato uma reação química que impede que outros espermatozoides o penetrem.
Quando a cabeça do espermatozoide se funde com o óvulo, perde a cauda e, em conjunto, dão origem a uma célula única, com a mistura dos cromossomas de ambos os progenitores (23 cromossomas de cada um).
O sexo do bebé
O sexo do bebé já está determinado uma vez que depende do cromossoma sexual do espermatozoide que fertilizou o óvulo (cromossoma X para menina e cromossoma Y para rapaz). Poucas horas depois, esta célula única divide-se em duas, iniciando a multiplicação celular que dará origem a uma nova vida.
Sintomas iniciais da gravidez
O aumento da produção de progesterona induz a acumulação adicional do revestimento do útero que se prepara para receber o embrião. Entretanto, o folículo vazio dentro do ovário começa a encolher, mas continua a produzir progesterona e também começa a produzir estrogénio.
Nesta fase, pode sentir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) como sensibilidade mamária, inchaço, letargia, depressão e irritabilidade.
E se o óvulo não for fecundado?
Neste caso, os níveis de estrogénio e progesterona diminuem. Com a queda dos níveis hormonais, o revestimento uterino começa a decompor-se e é libertado, dando início ao período e a um novo ciclo menstrual.
ETAPAS DA CONCEÇÃO
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.