Uma conceção bem-sucedida passa por três fases essenciais que determinam o futuro da gravidez: ovulação, fertilização e implantação do óvulo.
O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Este é o tempo que tem para se encontrar com um espermatozoide e ser fecundado, dando origem a uma nova vida.
Ovulação: 1ª etapa da conceção
Ciclo menstrual e ovulação
A ovulação ocorre a meio do ciclo menstrual (14 dias a contar do primeiro dia do período). No entanto, este número pode variar tendo em conta os dias e a regularidade do seu ciclo menstrual.
A ovulação é o processo pelo qual um folículo liberta um óvulo maduro em conjunto com o seu fluído folicular na superfície do ovário.
Se o óvulo não for fecundado, morre e é removido na próxima menstruação (“menstrus“, mês, em grego) em conjunto com o revestimento da parede uterina.
Sinais de ovulação
O sinal de ovulação mais evidente é a alteração do muco cervical que passa de espesso e pegajoso a fino, fluido e abundante (parecido com clara de ovo).
Esta é mais uma alteração hormonal induzida pelo seu corpo para promover a conceção, ao facilitar a progressão dos espermatozoides desde a vagina até a uma das trompas de Falópio onde se encontra o óvulo à espera de ser fertilizado.
Ovulação: como tudo acontece?
- Dentro de cada um dos seus ovários há centenas de milhares de folículos. Nos primeiros 7 dias do ciclo menstrual, alguns folículos começam a crescer e a amadurecer.
- Por volta do 7º dia do ciclo menstrual, os folículos param de crescer e começam a degenerar, à exceção de um. O folículo remanescente continua a crescer e a nutrir o óvulo em desenvolvimento no seu interior.
- Por volta do 12º dia do ciclo menstrual, o folículo segrega e liberta uma grande quantidade de estrogénio para a corrente sanguínea. Este tem a função de estimular a reconstituição do endométrio (revestimento do útero) que engrossa e estimula a produção da hormona luteinizante (hormona que induz o rompimento do folículo e a libertação do óvulo maduro) pela glândula pituitária.
- Por volta do 14º dia do ciclo menstrual, a presença da hormona luteinizante induz o rápido crescimento do folículo.
Pouco antes da ovulação, o folículo aumenta de tamanho, abre-se e liberta para a cavidade pélvica o óvulo amadurecido e o líquido que o envolve. A trompa de Falópio do lado respetivo recolhe o óvulo e este inicia a sua lenta descida até ao útero
Uma vez maduro, o óvulo fica do tamanho de metade de um grão de areia e é a maior célula do corpo humano.
O óvulo amadurecido é lançado no tubo uterino que se contrai delicadamente. Estes movimentos ajudam o óvulo a descer em direção ao útero e ajudam os espermatozoides a subir em direção ao óvulo.
O folículo, agora vazio no ovário, dá origem ao corpo lúteo e começa a produzir progesterona para preparar as camadas superficiais do útero. Este processo permite que o óvulo fertilizado se implante no útero e receba os nutrientes de que necessita para se desenvolver até que a placenta esteja totalmente estabelecida e capaz de assumir esse papel.
E se o óvulo não for fecundado?
Neste caso, os níveis de estrogénio e progesterona diminuem. Com a queda dos níveis hormonais, o revestimento uterino começa a decompor-se e é libertado, dando início ao período e a um novo ciclo menstrual.
ETAPAS DA CONCEÇÃO
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.