Os casos de gravidez múltipla suscitam sempre alguma curiosidade e interesse, não só por parte do casal que os vai ter, mas como na população em geral. Isto porque, apenas em 1 ou 2 % da população é que este fenómeno ocorre.
Naturalmente existem muitas questões que se prendem quando falamos em gémeos, triplos ou múltiplos porque nem sempre percebemos como e porquê que isto acontece.
Que fatores podem influenciar uma gravidez múltipla?
Hoje em dia, sabemos que a incidência de gravidez múltipla tem-se tornado mais comum, porque além dos fatores chamados ?espontâneos?, muitos destes bebés são fruto de reprodução medicamente assistida.
Ainda assim, dentro dos ?espontâneos? o mais comummente falado é o caso da base genética, se tem ou não gémeos na família, e isso realmente tem influência em certos casos.
Certas etnias, idade materna superior a 35 anos, certas medicações ou mesmo fatores ambientais, podem influenciar estas gravidezes.
Como ocorre a formação dos gémeos? São gémeos falsos ou verdadeiros?
Apenas os chamados gémeos falsos, ou fraternos, resultam de uma base genética, pois a sua formação deriva de uma dupla ovulação, ou seja, dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides diferentes. Desta dupla fecundação formam-se dois fetos distintos, cada um com o seu saco amniótico e a sua placenta, e com características genéticas diferentes.
No caso dos chamados gémeos verdadeiros, esta formação de mais do que um feto resulta não de uma base genética mas sim do acaso, ou do que se pode chamar, de uma mutação.
Podem ser considerados acidentes na divisão das células após a fecundação, que ocorrem entre as 60h e os 14 dias após a fecundação, e que darão posteriormente origem a dois ou mais fetos.
Quanto mais tarde ocorrer a mutação, mais estruturas em comum os bebés vão ter, ou seja:
- Se o acidente ocorrer antes dos 4 dias após a fertilização, os bebés têm bolsas diferentes e placentas diferentes, mas partilham a mesma base genética, e por isso serão idênticos;
- Se ocorre entre o 4º e o 8º dia, partilham a placenta; se ocorre entre o 8º e o 13º dia partilham a bolsa amniótica e mesmo se ocorre mais tarde, é quando se formam os siameses.
Os gémeos fraternos apesar de terem base genética diferente podem ser do mesmo sexo ou de sexo oposto, ao contrário dos gémeos verdadeiros, que por terem a mesma base genética, terão de ser do mesmo sexo.