O sexo do bebé é determinado pelo espermatozoide que fecundar o ovo e depende de este conter um cromossoma feminino X ou masculino Y, sendo o óvulo sempre X.
O espermatozoide que contém um cromossoma X tem características diferentes do Y. O cromossoma X (feminino) é maior, mais lento e com um período de vida mais longo. Parece também dar-se melhor no meio ácido da vagina.
Se tem uma preferência pelo sexo do bebé, estas ideias podem ser de interesse para si, embora não estejam provadas cientificamente.
Quando?
Para ter uma menina, a relação sexual deve ter lugar dois ou três dias antes da ovulação pois só o espermatozoide com um cromossoma X (feminino) consegue sobreviver tanto tempo.
Para ter um rapaz, tente no próprio dia da ovulação ou no seguinte, pois os espermatozoides que contêm dois cromossomas Y (masculino), mais rápidos que os que contêm um cromossoma X (feminino) atingirão o óvulo mais rapidamente.
Com que frequência?
Para ter uma menina deve ter relações sexuais frequentemente por forma a diminuir a proporção de espermatozoides com dois cromossomas Y (masculino) no sémen.
Se desejar um rapaz, a menor frequência de relações sexuais aumenta a proporção de espermatozoides com cromossomas Y (masculino).
Espermatozóides X e Y
O esperma masculino tanto produz cromossomas Y (masculino) como X (feminino). Os cromossomas X são mais rápidos a atingir o óvulo, mas são mais pequenos.