Esta viagem será cheia de emoções e polvilhada por muito amor… Como nunca sentiu antes.
Na realidade, esta nova etapa começa no dia da fecundação e o seu bebé já terá 9 meses de vida quando nascer.
Na barriga, o bebé vai aprendendo a conhecer a voz da mãe, do pai, os sons do mundo que o rodeia e nunca se sentirá sozinho. Só quando nascer vai conhecer essa sensação e sentir a ausência da mãe.
Quanto a si, mãe/pai de primeira viagem, já ouviu falar muito sobre bebés – que eles não trazem manual, que a vida muda radicalmente, etc. – mas só agora vai realmente ouvir, questionar, querer saber, ter dúvidas e angústias. Acima de tudo, você quer o melhor para o seu filho e no que depender de si e for do seu controle, vai fazê-lo, com gosto e alegria.
Cuide de si! O seu bebé precisa de si saudável e feliz, por isso não descure a sua saúde e o seu bem estar físico e emocional.
A sua vida vai, com muita facilidade e prazer, girar à volta do seu bebé, mas deve manter o controlo da sua vida e guardar tempo para cuidar de si. A licença de maternidade/paternidade pode ser um período de clausura e ficar em casa parece sempre a melhor solução quando estamos tão cansados e está tanto frio – ou calor – lá fora. Mas contrarie esta tendência e saia com o seu bebé ou, aproveite aquela oferta de ajuda dos avós, tios ou amigos mais próximos, e saiam sozinhos.
Será que tem frio? Fome? Será que está a respirar? Vai ter muitas dúvidas, sempre alimentadas pelo seu desejo de ser a melhor mãe/pai do mundo. A informação é muita e vem de muitas fontes diferentes – da família aos profissionais, passando pelos livros – sendo muitas vezes contraditória.
Pais de primeira viagem, não fiquem surdos a todas as dicas e conselhos, mas confiem em vocês e nos vossos instintos.
Vão saber filtrar essa informação de acordo com a vossa personalidade e com a interpretação que vão fazendo das necessidades do vosso bebé. Vocês sabem o que é melhor para ele e para a vossa família.