Quando se inicia a diferenciação do sexo?
A diferenciação sexual do embrião decorre em três etapas:
1. Fecundação
Quando o óvulo é fecundado pelo espermatozoide, determina-se o sexo cromossómico do bebé que depende do cromossoma sexual do espermatozoide (o sexo do bebé é assim determinado pelo pai).
Quando o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide, os cromossomas de ambos os progenitores misturam-se e, de acordo com o cromossoma sexual do espermatozoide, estará grávida de uma menina (se o cromossoma do espermatozoide que fecundou o óvulo for X) ou de um menino (se o cromossoma do espermatozoide que fecundou o óvulo for Y).
2. Desde a fecundação até às 6-8 semanas da gravidez
O aparelho genital do bebé passa por um período indiferenciado no qual a morfologia dos embriões é idêntica em ambos os sexos.
3. Por volta das 6-8 semanas da gestação
Inicia-se a diferenciação morfológica de acordo com o sexo cromossómico. Os genitais internos começam então a diferenciar-se entre as estruturas femininas e masculinas.
Se estiver grávida de uma menina, quando nascer, nos seus ovários estão alojados mais de 1-2 milhões de ovócitos que permanecem “adormecidos” até que, com o início da idade fértil, todos os meses, um desses ovócitos se irá libertar do ovário e amadurecer (ciclo menstrual e ovulação).