É gravidez ou tensão pré-menstrual? Os sintomas de gravidez e de síndrome pré-menstrual são muito semelhantes, sendo que alguns são mesmo idênticos. Ou quase…
Pode ficar mesmo confusa se estiver a tentar engravidar e experienciar alguns desses sintomas. É claro que só um teste de gravidez, confirmado pelo seu médico é que poderá indicar com segurança a existência de uma gravidez.
Saiba então as pequenas diferenças nos sintomas principais que lhe permitirão melhor calcular o que sente é gravidez ou síndrome pré-menstrual.
Enjoos
Os enjoos (e vómitos) são um dos primeiros sintomas de gravidez. Claro que não afetam todas as grávidas. Contudo, são associados a um dos sintomas clássicos de gravidez, podendo surgir logo nas primeiras semanas.
Antes do período menstrual poderá também sentir alguma indisposição e inchaço abdominal semelhantes. Contudo, isto é bastante passageiro, ao contrário dos enjoos da gravidez.
Mamas doridas
As mamas doridas e inchadas são outro dos sintomas comuns que a poderão não ter certeza se são devido a gravidez ou síndrome pré-menstrual.
Contudo, além de as mamas ficarem doridas com uma gravidez, as aréolas amentam de tamanho e ficam muito escuras. As veias das mamas ficam também mais proeminentes, aos contrário da síndrome pré-menstrual. Estes últimos sintomas poderão ajudá-la a distinguir se os seus sintomas são de gravidez ou tensão pré-menstrual.
Pequenas hemorragias (spotting)
Este sintoma, também conhecido como spotting, é normalmente associado ao período menstrual. Esta pequena hemorragia também pode ser acompanhada de dor abdominal. Mas, efetivamente, pode também ser um sintoma de gravidez, sabia?
Quando se dá implantação do óvulo no útero ocorre também uma pequena hemorragia. Facilmente a confundimos com síndrome pré-menstrual pois é um sintoma idêntico em ambas as condições.
Uma gravidez pode no entanto ser acompanhada por algumas hemorragias muito ligeiras, ,as o período menstrual só volta após o parto.
Cansaço e sonolência
Tanto a gravidez como a síndrome pré-menstrual podem ser acompanhadas de cansaço, e mesmo exaustão. Na gravidez este sucede porque o organismo está a fazer um maior esforço enquanto promove o crescimento do feto. Com a tensão pré-menstrual o cansaço sucede devido às oscilações hormonais próprias desta fase do ciclo.
Com a gravidez, contudo, este cansaço pode manter-se durante o primeiro trimestre inteiro.
Desejo por certos alimentos
Devorar um chocolate inteiro e depois sentir-se extremamente culpada, é já um clássico. Estes chamados “desejos” são um dos sintomas da tensão pré-menstrual. Mas os “desejos” são também um sintoma de gravidez. Esta vontade de comer certos alimentos é normalmente devida a uma carência por certo nutriente ou uma consequência de stress emocional.
Contudo, durante a gravidez poderá sentir desejo por alimentos totalmente estranhos como espinafres ou sardinhas enlatadas. Com a tensão pré-menstrual a inclinação tende normalmente para alimentos altamente calóricos e ricos em açúcar ou gordura.