Como calcular o dia da ovulação? Saber qual o período fértil do mês pode ser importante para os casais que estão a tentar engravidar já que, manter relações sexuais durante este período pode aumentar a hipótese de fecundação.
Como calcular o dia da ovulação?
Geralmente, a ovulação (libertação do óvulo) ocorre 14 dias após o início de um novo ciclo menstrual.
Num ciclo regular de 28 dias, o início do ciclo dá-se, por exemplo, a 28 de fevereiro (primeiro dia da menstruação e que pode durar cerca de 4 a 5 dias), sendo o dia fértil a 14 de março.
Caso não ocorra a fecundação do óvulo, este degenera, a produção de progesterona diminui acentuadamente e ocorre a desintegração da parede uterina (endométrio), dando origem a nova menstruação (a 28 de março) e, consequentemente, a um novo ciclo menstrual.
Quando os ciclos menstruais são muito irregulares torna-se mais complicado fazer contas e encontrar um padrão que permita seguir um plano com alguma certeza.
Para os casais que tentam engravidar, o que realmente importa é tentar perceber qual a data da ovulação antes de vir o próximo período. Pode ajudar manter um registo mensal do dia um em que lhe veio a menstruação, calcular o período fértil e ter relações sexuais com maior frequência durante esse espaço de tempo.
Alguns métodos para identificar os dias férteis:
- Testes de ovulação (disponíveis na farmácia) que detetam as principais hormonas de fertilidade (hormona luteinizante (LH) e estrogénio);
- Método do calendário;
- Temperatura corporal basal ou saliva (após a ovulação, a sua temperatura corporal basal sobe cerca de 0,4-1,0° C. Para utilizar este método corretamente, tem de calcular a sua temperatura corporal basal todas as manhãs antes de sair da cama).