Saber como calcular o período fértil é muito útil se está a tentar engravidar. Se conseguir determinar com maior precisão o dia da ovulação e tiver mais relações sexuais durante o seu período fértil, as hipóteses de uma fecundação bem sucedida poderão ser superiores.
O período fértil, a ovulação e a menstruação são parte do ciclo menstrual da mulher. Os anos férteis da mulher começam na puberdade e terminam com a menopausa.
A conceção acontece sempre a meio do ciclo menstrual, ou seja, por volta do 14º dia após a data de início do período, num ciclo normal de 28 dias. A ovulação ocorrerá entre 3 dias antes e 3 dias após essa data, sendo esse o período fértil da mulher.
Naturalmente, as mulheres com ciclos irregulares têm mais dificuldade em calcular o seu período fértil uma vez que o meio do ciclo muda de mês para mês sendo mais difícil encontrar um padrão ou saber quando começa o próximo ciclo menstrual.
Calcular o período fértil e o dia da ovulação
Período fértil e ovulação: qual a relação?
O período fértil é o intervalo de dias em que a mulher tem mais hipótese de engravidar.
Durante este período, as alterações hormonais fazem com que um dos folículos rebente e liberte um óvulo maduro para possível fertilização, sendo esta saída do óvulo designada como “ovulação”.
A ovulação passa frequentemente desapercebida, mas pode ser acompanhada de uma dor ligeira ou dor intermenstrual. Algumas mulheres afirmam sentir uma “pontada”.
Como calcular o período fértil e o dia da ovulação
Se está a tentar engravidar, há três aspetos muito importantes a ter em conta:
1. O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas após ser libertado pelo folículo
Assim, este é o prazo que o óvulo dispõem para se encontrar com um espermatozoide e ser fecundado. Se tal não acontecer, os níveis de estrogénio e progesterona descem e o revestimento interno do útero descama-se. É então eliminado na menstruação seguinte em conjunto com o óvulo não fertilizado.
2. Os espermatozoides vivem até 5 dias dentro do corpo da mulher
Em cada ejaculação, o homem liberta entre 300 a 500 milhões de espermatozoides, sendo as primeiras 48 horas após a ejaculação o período de maior atividade.
3. O período fértil da mulher pode ir até 6 dias
Como o período fértil da mulher é de 6 dias (aproximadamente) e os espermatozoides mais resistentes podem sobreviver pelo mesmo período de tempo, dispõe de 6 dias por mês para engravidar, desde que tenha relações sexuais frequentes durante esse período de tempo.
Durante o período fértil, o colo do útero normalmente fechado, abre para permitir a passagem dos espermatozoides que sobem em direção às trompas de Falópio onde o óvulo os aguarda.
Como calcular o período fértil num ciclo regular
Supondo que o seu ciclo menstrual é de 28 dias, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação.
Por exemplo:
- Data do último período menstrual: 3 de outubro
- Data da ovulação: 16 / 17 de outubro
- Período fértil: 13 a 19 de outubro
- Data da próxima menstruação: 30 de outubro
- Data prevista para o parto: 10 de julho do ano seguinte
Como calcular o período fértil num ciclo irregular
Para calcular o período fértil, deverá anotar o primeiro dia da menstruação durante um ano e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.
Por exemplo:
- Ciclo mais curto: 20 dias
- Ciclo mais longo: 27 dias
- Período fértil: 20-18=2 e 27-11=16, ou seja, entre o 2º e o 16º dias do ciclo
Para evitar estas contas, ou se não tomou nota da data dos seus ciclos, pode comprar um teste de ovulação na farmácia para ficar a conhecer com precisão os dias do mês em que deve ter mais relações sexuais para engravidar.
Quem toma anticoncecional oral (pílula) não tem período fértil mas pode engravidar na mesma caso haja uma falha na toma ou problemas de saúde.
A probabilidade de engravidar é cerca de 30% mais elevada quando mantém relações sexuais 48 horas antes da ovulação.
LEIA TAMBÉM
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.