Melhores posições para engravidar: existem mesmo? A verdade é que não existem evidências científicas a demonstrar que existam posições sexuais mais indicadas para engravidar. Contudo, pode talvez fazer uso das leis da física para ajudar a deslocação do esperma. Sim, leu bem, física, mais concretamente gravidade.
Embora o esperma possa deslocar-se para dentro do útero independentemente da posição da mulher, porque não ajudar, adotando uma posição mais favorável? O pior que pode acontecer são umas boas gargalhadas.
Nita Landry, uma médica obstetra norte-americana, indica que apesar se não existirem posições sexuais “erradas” para engravidar, “poderão haver algumas posições que aumentam a probabilidade de o esperma fecundar um óvulo“.
Assim, a especialista, que é conhecida por ser coapresentadora do programa televisivo The Doctors, admite recomendar aos seus pacientes que escolham como melhores posições para engravidar aquelas que aproveitam as vantagens da gravidade.
Na verdade, não perdem nada em tentar, pelo contrário. Se resultar numas boas gargalhadas, isso é já um ponto positivo para conseguir engravidar!
Há muito mais do que melhores posições para engravidar
Antes de o casal começar a tentar aumentar a família, há aspetos que são bem mais importantes do que as melhores posições para engravidar.
Em primeiro lugar, o estado de saúde de ambos os parceiros. É importante que ambos estejam saudáveis, com um peso saudável, a evitar exagerar nas bebidas alcoólicas, com uma alimentação adequada e que garanta o aporte de ácido fólico. Uma consulta médica é recomendada antes de partir para a “grande aventura”. É também importante saber os dias em que a mulher está fértil, ou seja, o período da ovulação. Nestes dias, o casal poderá ter mais sexo de forma a aumentar as possibilidades de conceção.
Não devem esquecer é que quanto maior é a atividade sexual do casal, maiores são as possibilidades de a mulher engravidar.
Posto isto, vamos então saber um pouco mais sobre as melhores posições para engravidar, ou melhor, as que aumentam as probabilidades de tal suceder.
Melhores posições para engravidar
Missionário
A posição mais clássica de todas, e funciona. Esta posição usa as leis da física pois com o homem por cima, o esperma simplesmente flui na direção do útero. Se considerarmos a posição em que a mulher fica por cima, o esperma terá que viajar na direção ascendente no sentido do útero. Para melhor eficácia, pode-se colocar uma almofada por baixo do rabo da mulher, o que favorece ainda mais a deslocação do esperma.
Pernas sobre os ombros
Esta posição é parecida com a de missionário, com a diferença que a mulher põe as pernas à volta do pescoço do parceiro. Esta é uma das melhores posições para engravidar porque permite que o esperma consiga chegar mais próximo do útero, na direção das trompas de Falópio.
Penetração por trás “de quatro”
A mulher fica apoiada, de gatas, sobre as mãos e os joelhos e o homem penetra-a por trás. Esta posição é favorável à conceção pois permite uma penetração profunda, o que pode ajudar o esperma a deslocar-se para o colo do útero.
Penetração por trás
A mulher deita-se com a barriga para baixo, enquanto o homem a penetra por trás. Esta é considerada uma das melhores posições para engravidar pois permite uma penetração mais profunda e, consequentemente, a deslocação do esperma para dentro do útero. Segundo um estudo publicado numa revista científica da especialidade, e citado por um artigo publicado no British Medical Journal, esta posição é mais fácil para o pénis entrar na vagina do que a posição de missionário.
Ponte da paixão
Com esta posição, a mulher coloca-se deitada de costas, eleva a anca em direção à pélvis do parceiro. O homem penetra-a de joelhos e a mulher é que executa os movimentos. Esta posição permite uma penetração profunda e, como vimos, facilita a deslocação dos espermatozóides na direção das trompas de Falópio.
Cavalgada invertida
Esta posição é ideal para as mulheres que têm o útero em posição invertida. Contudo, qualquer casal a pode experimentar. A mulher fica por cima do parceiro, de costas viradas para ele. O ângulo de penetração é único e permite uma maior aproximação do útero.
Já sabe que as melhores posições para engravidar mencionadas não são garantia de uma maior probabilidade de sucesso na conceção. Que saibamos, não existem estudos científicos fidedignos que comprovem que certas posições são mais eficazes do que outras.
O que importa, na verdade, é que o casal desfrute de bons momentos juntos, com algum humor à mistura, e que pratique o máximo possível!