A maioria dos casais que tentam conceber há mais de dois anos sem sucesso são tecnicamente “subférteis“. Apesar da ovulação e produção de espermatozoides ocorrer, podem ter dificuldades a conceber devido a questões com hormonas ou dificuldades físicas no trato reprodutivo.
Muitos problemas de fertilidade podem ser tratados e, por isso, se estiver preocupada, marque uma consulta.
A total infertilidade – em que a mulher não ovula por completo ou a ejaculação do homem não contém espermatozoides – é rara –; um estudo sugeriu que ocorre em cerca de 9% da população(1).
As questões de fertilidade ocorrem em cerca de um terço dos casos devido a um problema associado à mulher, um terço devido ao problema associado ao homem e um terço de casos devido a uma questão de compatibilidade ou um problema combinado(2).
Caso esteja há um ano a tentar engravidar e tenha menos de 35 anos, recomendamos que fale com o seu profissional de saúde para aconselhamento. Caso tenha mais de 35 anos, procure ajuda após 6 meses de tentativas e caso tenha mais de 40 anos, deve consultar um médico de imediato.
(1) Boivin J., et al. International estimates of infertility prevalence and treatment-seeking: potential need and demand for infertility medical care Human Reproduction (2007) 22: 1506-12
(2) www.hfea.gov.uk