Com a primeira libertação de óvulos, inicia-se o ciclo menstrual que se manterá durante a vida fértil da mulher.
Menarca ou primeira menstruação
Menarca
O primeiro fluxo ou período menstrual é designado por menarca e ocorre por volta dos 12 anos. Contudo, pode variar entre os 9 e os 17 anos.
No final da vida fértil da mulher, a libertação dos óvulos torna-se irregular (climatério) e dão-se várias alterações hormonais que culminam na menopausa, período em que não há ciclos menstruais e que marca um novo ciclo na vida da mulher.
Ovulação e ciclo menstrual
O ciclo menstrual pode ser regular ou irregular sem que esta irregularidade signifique alguma anormalidade ou problema.
Em média, os ciclos menstruais duram 28 dias mas podem variar entre os 21 e os 35 dias, de mês para mês e na mesma mulher. Esta variação tem várias causas como picos de stress emocional e/ou físico, oscilações bruscas de peso ou doenças mais severas.
As mulheres com ciclos irregulares têm mais dificuldade em fazer os cálculos necessários para encontrar a melhor data para tentar engravidar (período fértil) através do método do calendário. Pelo mesmo motivo, pode acontecer uma gravidez quando tal não era esperado.
O primeiro dia da menstruação corresponde ao primeiro dia do ciclo menstrual. Quando o óvulo é fecundado, este dia marca, também, o início da contagem da idade da gravidez.
No quinto dia, alterações hormonais levam à libertação de um óvulo (ocasionalmente pode ser libertado mais do que um óvulo e, caso ocorra uma dupla fecundação, nascem gémeos falsos ou fraternos, onde dois óvulos são fecundados por dois espermatozoides diferentes).
Enquanto o óvulo é libertado e matura, o útero prepara-se para receber o óvulo fertilizado pelo espermatozoide (ovo). Este processo repete-se todos os meses na esperança do encontro de um óvulo com o espermatozoide.
Se o óvulo não for fecundado, seca e é expulso através do útero, cerca de 15 dias depois. O útero, que entretanto se preparava para receber e nutrir o ovo, perde tecidos e sangue que, em conjunto com o óvulo não fecundado, são expulsos no período menstrual seguinte completando-se, assim, mais um ciclo.