Se deseja evitar uma gravidez, a contraceção oral, vulgarmente designada por pílula, deve ser sempre iniciada no dia 1, ou o mais tardar, no dia 2 do período menstrual. Conheça os vários tipos de pílulas anticoncecionais e converse com o seu ginecologista sobre as melhores opções para si.
Tipos de pílulas anticoncecionais
Que tipos de pílulas anticoncecionais existem?
Existem vários tipos de pílula, dependendo de:
- O tipo de hormonas que contém (combinação de estrogénio e progestagénio ou somente progestagénio).
- A dose da hormona (normal ou minidose).
- Libertação da hormona ao longo do ciclo menstrual (monofásica, bifásica ou sequencial).
- Número de tomas por ciclo (geralmente, 21 dias em cada 28 com 7 dias sem tomas, mas, por vezes, 22 dias em cada 28 ou 28 dias em cada 28, isto é, sem quebras de toma).
I — Pílula combinada de estrogénios-progestagénios (método eficaz)
A pílula de combinação, contém duas hormonas diferentes: um estrogénio e um progestagénio. Existe uma grande variedade deste tipo de pílulas. Esta variedade inclui:
a) Pílulas monofásicas
Todos os comprimidos contêm a mesma quantidade de hormonas e devem ser tomados durante um período de 21 dias. É assim, necessário um período de 7 dias, sem tomas, antes de iniciar a embalagem seguinte. A contraceção mantém-se eficaz durante o período de “não toma”.
b) Pílulas bifásicas e sequenciais
A quantidade de hormonas varia de semana para semana e as pílulas necessitam de ser tomadas pela ordem correcta durante 21 dias. Existe um período de “não toma” de sete dias entre duas embalagens, como no caso das pílulas monofásicas. A contracepção mantém-se eficaz durante o período de “não toma”.
c) Algumas pílulas combinadas de estrogénios e progestagénios
Podem ser tomadas continuamente, isto é, 28 sobre 28 dias, sem qualquer período de “não toma” entre duas embalagens. Este tipo de pílula poderá ser prescrito caso tenha dificuldades em recomeçar a toma após o período de “não toma”.
Para ser efetiva a pílula deve ser tomada regularmente, sem tomas esquecidas, e preferencialmente todos os dias, sempre à mesma hora.
Quando estas pílulas são usadas corretamente, isto é, sem tomas esquecidas, são 99% eficazes. Por outras palavras, em média, num ano, menos de uma em cada cem mulheres ficam grávidas.
As pílulas de combinação de estrogénios e progestogénios têm a vantagem de reduzirem o volume e a duração da hemorragia e a dor associadas ao período menstrual.
II — Pílula de progestagénios
As pílulas contendo somente progestagénios contêm uma só hormona numa dose baixa, também conhecidas como micropílulas. Como resultado:
- É indispensável tomar a pílula todos os dias à mesma hora até que todas as pílulas da embalagem tenham sido tomadas;
- Este tipo de pílulas é tomada continuamente todos os dias: 28 sobre 28 dias. Cada 29º dia deve começar a nova embalagem, não existindo nenhum intervalo de “não toma” entre as embalagens.
Este tipo de pílulas é menos eficaz do que as pílulas de combinação. Mesmo quando corretamente usadas, em média, num ano ficaram grávidas 3 em cada 100 mulheres.
Isto explica por que só é prescrita quando um método mais eficaz não pode ser usado. Adicionalmente, um método barreira deve ser sempre combinado com a micropílula.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.