O que é a placenta? A placenta é um órgão desenvolvido no 1º trimestre da gravidez e que garante que o bebé recebe tudo o que precisa para se desenvolver. Também o protege contra infeções e fornece oxigénio. É expulsa depois do nascimento do bebé, na última fase do trabalho de parto.
O que é a placenta?
A placenta é o órgão que torna possíveis as trocas entre as circulações sanguíneas materna e fetal e que segrega hormonas indispensáveis (gonadotropina coriónica, hormona lactogénica, progesterona, estrogénios) à manutenção e evolução da gestação.
O sangue da mãe e do bebé nunca se misturam sendo extremamente rara a passagem de glóbulos duma circulação para a outra. A passagem de glóbulos vermelhos fetais para a circulação materna é particularmente grave na sensibilização devido ao factor Rh.
Por volta do final do primeiro trimestre da gestação, a placenta está completamente formada e ligada à parede uterina. Nos 6 meses seguintes, assume por completo a função de fornecer ao bebé tudo aquilo de que ele necessita para se desenvolver.
Entre as funções da placenta incluem-se:
- Trocas gasosas entre a mãe e o bebé;
- Nutrição do bebé em desenvolvimento;
- Excreção dos resíduos produzidos pelo feto;
- Proteção do feto contra agressões imunológicas e infeções;
- Transferência de calor;
- Produção de hormonas;
- Filtro medicamentoso.
Como se desenvolve a placenta?
Logo após a implementação do óvulo na parede uterina, as células do ovo dividem-se de modo acelerado e invadem a mucosa uterina, perfurando os vasos sanguíneos. A placenta começa a formar-se.
A maior parte das vezes, a placenta localiza-se na parte anterior ou posterior do útero, junto ao fundo. Esta localização facilita a descida do bebé pelo canal de parto e a expulsão da placenta na terceira fase do trabalho de parto.
Crescimento da placenta
Ao longo da gravidez, a placenta aumenta do volume e de peso acompanhando o crescimento do feto:
- 20 Semanas: tem 12 cm de diâmetro, pesa 245 g. e 170 cm²
- 30 Semanas: tem 15 cm de diâmetro, pesa 370 g. e 200 cm²
- 40 Semanas: tem 18 cm de diâmetro, pesa 470 g. e 240 cm²
Grau da placenta: maturidade ao longo da gravidez
A placenta é um órgão irrigado por múltiplos vasos sanguíneos que recebem o sangue rico em nutrientes e oxigénio do corpo da mãe e os passa para o bebé através do cordão umbilical.
Ao longo da gestação, a placenta passa por várias fases de maturidade, à medida a gravidez avança e a data do parto se aproxima.
Bibliografia: Curso de Obstetrícia, editado por Mário Luiz Mendes