Primeiras semanas de gravidez: o que acontece desde que se dá a fecundação até dar conta que está grávida? Conheça o que acontece dentro do seu corpo mesmo antes de saber que está grávida.
A cada ciclo menstrual, após a ovulação, o óvulo tem entre 12 a 24 horas de vida. Já os espermatozoides, podem sobreviver até 5 a 6 dias no interior do corpo da mulher.
Se tiver relações sexuais por volta do 14º dia do seu ciclo (considerando um ciclo regular de 28 dias), e após a ejaculação, os espermatozoides percorrem freneticamente o caminho que os leva até ao ovo, que os aguarda na trompa, e onde é fecundado.
Nos dois dias seguintes, o ovo fecundado permanece livre na trompa e vai caminhando ao longo dela, em direção ao útero. Enquanto se movimenta em direção ao útero, onde se vai implantar, ocorre a divisão celular no interior do ovo.
Quando atinge o útero, é ainda um conjunto de células indiferenciadas, todas iguais. Chegado à cavidade uterina, o ovo permanece livre por mais três dias.
A mulher está agora no 21º dia do ciclo (ou seja, ainda faltaria uma semana para menstruar caso não tivesse ocorrido a fertilização).
As células começam a diferenciar-se: algumas vão dar origem ao embrião e outras à placenta. O ovo começa a invadir a parede do útero e dá-se a placentação.
Nesta fase, e apesar de ainda não ter chegado o dia para aparecer a menstruação, já se deram grandes e importantes passos no desenvolvimento da gravidez.
Se esta divisão celular do ovo não se der corretamente, se não existirem movimentos contrateis das paredes da trompa (que empurram o ovo em direção ao útero) ou se existir algum processo inflamatório que interfira na correta divisão e no percurso do ovo até à cavidade uterina, a mulher acaba por menstruar sem se aperceber que houve fecundação.
Caso tudo tenha ocorrido normalmente, está no fim do primeiro mês da gravidez, uma vez que a mesma é datada com início no primeiro dia do seu último ciclo menstrual (saiba como calcular a data da gravidez).
Marcos do desenvolvimento embrionário nas primeiras semanas de gravidez
- A fecundação do óvulo dá-se na trompa;
- A implantação do ovo no útero inicia-se entre o 5º e o 7º dia após a fecundação;
- Se ocorrerem erros no processo de divisão celular precoce, dá-se uma “falsa menstruação” ou uma gravidez anembrionada;
- Ao 8º dia de vida, o tecido embrionário inicia a sua diferenciação;
- Cerca de 9 dias após a fecundação, o blastocisto desenvolve extensões celulares que permitem a penetração no revestimento interno do útero;
- Entre o 11º e o 12º dia o embrião passa a receber nutrientes maternos;
- Ao 13º dia pode ocorrer um sangramento fisiológico;
- Às 7 semanas, já se começam a ouvir os batimentos cardíacos;
- No fim da 10ª semana, a maioria dos sistemas orgânicos estão formados e o embrião adquire um formato reconhecível.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.