Saber se espera uma menina ou um menino é uma das grandes descobertas da gravidez. Mas sabe como e quando se diferencia o sexo do bebé? Se este assunto a deixa curiosa, este artigo é para si.
Quando se diferencia o sexo do bebé?
Antes de saber quando se diferencia o sexo do bebé, vamos falar sobre como e quando é determinado se está grávida de uma menina ou de um menino. A diferenciação sexual do embrião ocorre em três etapas sendo a fecundação a primeira.
1. Tudo começa no cromossoma do espermatozoide
Parabéns! Se tudo correu como planeado, o seu óvulo foi fecundado por um espermatozoide e está oficialmente grávida! Um dia após a conceção, os núcleos do óvulo e do espermatozoide fundem-se e dão origem ao zigoto (ovo fertilizado), génese do seu futuro bebé.
Com a fecundação, toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do bebé está reunida e uma série de características físicas ficam imediatamente determinadas: a cor dos olhos e do cabelo, a estatura e o sexo cromossómico do bebé.
Uma vez que todos os óvulos têm cromossoma sexual X, cabe ao espermatozoide (que tanto pode conter o cromossoma sexual X como o Y) determinar o género do bebé. Assim:
- Menina: ao cromossoma X do óvulo junta-se o cromossoma X do espermatozoide (a conjugação dos cromossomas XX origina a formação dos ovários).
- Menino: ao cromossoma X do óvulo junta-se o cromossoma Y do espermatozoide (a conjugação dos cromossomas XY origina a formação dos testículos).
Apesar de o sexo já estar determinado, o embrião está numa fase tão inicial do seu desenvolvimento que ainda não é possível distinguir os órgãos sexuais externos através de uma ecografia. Portanto, o género está definido mas quando se diferencia o sexo do bebé?
2. Período de desenvolvimento indiferenciado
Da fecundação até às 6-8 semanas, o aparelho genital do bebé passa por um período indiferenciado no qual a morfologia dos embriões é idêntica em ambos os sexos.
Como os órgãos sexuais se desenvolvem a partir da mesma estrutura anatómica ainda não se conseguem distinguir externamente. São precisas mais algumas semanas para que o médico consiga ver numa ecografia qual o sexo do bebé.
3. Inicia-se a diferenciação do sexo do seu bebé
Meninas
Por volta das 9 semanas, aparece uma pequena estrutura nas meninas que se transformará no clitóris. A membrana que surge por baixo desse “botão” separa-se para dar origem aos pequenos lábios, que protegem a abertura vaginal e circundam o clitóris, e à abertura vaginal.
Até às 22 semanas, os ovários estão em formação e posicionam-se na sua posição final, na região pélvica. Quando a sua filha nascer traz já uma reserva impressionante de cerca de 2 milhões de ovócitos que permanecem “adormecidos” até à adolescência.
Meninos
Nos rapazes, a mesma estrutura desenvolve-se para se tornar no pénis. Por volta da 12ª semana, o “botão” alonga-se e a membrana externa transforma-se no saco escrotal (bolsa de pele que alojará os testículos).
Os testículos formam-se no feto masculino exatamente na mesma posição em que se formam os ovários nos fetos femininos. Com 22 semanas, os testículos estão formados e contêm espermatozoides imaturos.
Os testículos mantêm-se na cavidade abdominal até ao final da gravidez, altura em que se deslocam para a bolsa escrotal. Em alguns casos, os testículos só descem para a bolsa escrotal depois do nascimento. Durante toda a vida, o seu filho irá produzir cerca de 15 milhões de espermatozoides.
Quando irá descobrir o sexo do seu bebé?
Na 2ª ecografia da gravidez (ou ecografia morfológica), realizada entre a 19ª – 22ª semanas, e se o seu bebé estiver numa posição adequada, irá, finalmente, conhecer o sexo do seu bebé.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.