No 1.º trimestre, da conceção à 13.ª semana, formam-se os principais órgãos do bebé: coração, intestino, estômago… A partir do 2º trimestre, entre as semanas 14 e 26, os órgãos vão amadurecendo e ganham complexidade. No último trimestre, entre as semanas 27 até ao fim da gravidez, o bebé prepara-se para nascer. Descubra como se desenrola a gravidez mês a mês!
Gravidez mês a mês
Sabia que todas as características do seu futuro bebé – incluindo a cor dos olhos, a altura que vai ter, a cor da pele ou o género – são determinadas no momentos da fecundação? Aqui estão os principais marcos do desenvolvimento do seu bebé mês a mês.
1.º mês
Esta é a fase da fertilização do óvulo por um espermatozoide e implantação do ovo (óvulo fecundado) na parede uterina (fenómeno também conhecido por “nidação“). Normalmente, o óvulo é fertilizado 24 a 48 horas após a ovulação.
O ovo começa a dividir-se muito rapidamente e passa a chamar-se zigoto. Muitas coisas extraordinárias resultam do encontro do óvulo com o espermatozoide: as características físicas e o sexo do bebé estão determinadas.
Entre 7 a 10 dias após a fertilização, ocorre a implantação. Esta, deve ocorrer no útero. Caso tal não aconteça, a gestação é considerada uma gravidez ectópica. O saco amniótico, o cordão umbilical e o saco vitelino estão em formação.
No final do 1.º mês, o seu bebé tem a forma de um disco achatado com 0,36 a 1 mm de comprimento (tamanho aproximado de uma semente de chia) e as células cardíacas começam a bater.
2.º mês
O rosto, braços, pernas e ouvidos começam a formar-se. O tubo neural está formado. O sistema digestivo começa a desenvolver-se e o osso começa a substituir a cartilagem. A cabeça ainda é grande quando comparada ao resto do corpo do bebé.
A placenta começa a formar-se. Por volta das 6 semanas de gestação, o batimento cardíaco do bebé já pode ser detetado e, às 8 semanas, de “embrião” passa a chamar-se “feto”.
No final do 2.º mês, o bebé mede cerca de 16mm (da cabeça ao rabo) e pesa cerca de 1g (tamanho aproximado de um feijão vermelho).
3.º mês
Os braços, mãos, dedos, pés e dedos dos pés estão formados. O bebé consegue abrir e fechar a boca e os punhos. As unhas das mãos e dos pés começam a desenvolver-se e os ouvidos externos estão formados.
Os dentes começam a formar-se dentro das gengivas. Os órgãos reprodutivos do bebé também estão em formação, mas ainda não é possível distinguir entre o sexo do bebé numa ecografia.
No final deste mês, o seu bebé está completamente formado. Todos os órgãos e extremidades estão presentes e continuaram a amadurecer para que se possam tornar funcionais. Os sistemas circulatório e urinário funcionam e o fígado produz bílis.
Uma vez que o período mais sensível do desenvolvimento está ultrapassado, o risco de aborto espontâneo desce consideravelmente no fim do 1.º trimestre da gestação.
No final do 3.º mês, o bebé mede cerca de 54mm (da cabeça ao rabo) e pesa cerca de 14g (tamanho aproximado de uma lima).
4.º mês
O coração do seu bebé pode agora ser ouvido através de um instrumento designado doppler. Os dedos estão bem definidos. As pálpebras, sobrancelhas, pestanas, unhas e cabelo estão formados.
Os dentes e os ossos ficam mais densos e o bebé já consegue chuchar o polegar, bocejar, esticar-se e fazer caretas. O sistema nervoso começa a funcionar.
Os órgãos reprodutivos estão completamente formados e o médico poderá ver o sexo do bebé a partir de uma ecografia.
No final do 4.º mês, o bebé mede cerca de 11,6 cm (da cabeça ao rabo) e pesa à volta de 100g (tamanho aproximado de uma maça).
5.º mês
Poderá começar a sentir os movimentos do seu bebé uma vez que os músculos estão em desenvolvimento e o bebé começa a exercitá-los.
O cabelo começa a crescer na cabeça e o corpo do bebé cobre-se com uma penugem fina chamada lanugo. Esta camada de pelos protege o bebé e desaparece na primeira semana de vida.
A pele está coberta por uma camada de gordura (vernix caseosa) que protege a pele do bebé do contacto permanente com o líquido amniótico. Esta substância cremosa desaparece quase completamente antes do parto.
No final do 5.º mês, o bebé mede cerca de 26,7cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa cerca de 360g (tamanho aproximado de uma pera abacate).
6.º mês
A pele do bebé é avermelhada, enrugada e translúcida. Os dedos e as impressões digitais são visíveis. As pálpebras começam a separar-se e os olhos a abrir.
O bebé reage aos sons mexendo-se ou aumentando a frequência cardíaca. O sistema imunitário está em desenvolvimento. Os movimentos do bebé são cada vez mais fortes e evidentes.
Se nascer antes das 20 semanas (limite inferior da viabilidade fetal), o bebé prematuro pode sobreviver fora do útero nos cuidados intensivos.
No final do 6.º mês, o bebé mede cerca de 35,6cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa à volta de 760g (tamanho aproximado de um cebolinho).
7.º mês
O bebé continua a amadurecer e começa a acumular uma reserva de gordura por baixo da pele. Os ouvidos estão completamente desenvolvidos.
Muda frequentemente de posição e responde a estímulos sonoros, à dor e à luz. A quantidade de líquido amniótico começa a diminuir. O mecónio (primeira matéria fecal do bebé) começa a acumular-se no intestino.
No final do 7.º mês, o bebé mede cerca de 39,9cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa cerca de 1320g (tamanho aproximado de uma couve portuguesa).
8.º mês
O seu bebé continua a amadurecer e a acumular gordura o que lhe confere formas mais redondas. Movimenta-se com frequência e os seus pontapés podem ser sentidos regularmente e com firmeza.
O cérebro desenvolve-se rapidamente nesta altura e o bebé já consegue ver e ouvir. A maioria dos sistemas estão bem desenvolvidos mas os pulmões ainda são imaturos.
No final do 8.º mês, o bebé mede cerca de 46cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa à volta de 2350g (tamanho aproximado de um melão médio).
9.º mês
O bebé continua a crescer e a amadurecer: os pulmões estão praticamente desenvolvidos. Os reflexos estão bem desenvolvidos e coordenados, o que permite ao bebé virar-se, pestanejar, abrir e fechar os olhos e agarrar firmemente (reflexos do recém-nascido).
O bebés está pronto para nascer. Os seus movimentos são mais constrangidos à medida que cresce e e espaço no útero se torna mais limitado mas nunca deve deixar de os sentir. Pode dar a volta, virando-se de cabeça para baixo preparando-se para nascer.
No final do 9.º mês, o bebé mede cerca de 50-54cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa cerca de 3400g (tamanho aproximado de uma abóbora menina).
Acompanhe o desenvolvimento do bebé semana a semana.
Calculadora de gravidez
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As informações da gravidez mês a mês aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.