Gravidez mês lunar – mês 3
O pequeno embrião passa a chamar-se feto, “pequenino” palavra de origem latina, designação que manterá até ao final da gestação. No final deste mês, com 12 semanas, mede cerca de 5 a 6 cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa sensivelmente 23 g.
A cabeça e o corpo estão definidos mas o tamanho da cabeça ainda é desproporcionada em relação ao corpo. No interior das gengivas começam a desenvolver-se as raízes dos dentes de leite.
As pálpebras começam a crescer, apesar de os olhos permanecerem encerrados. O sistema urinário está em funcionamento, os órgãos genitais externos estão diferenciados e o bebé já consegue franzir as sobrancelhas.
A cabeça vai-se endireitando e, ao se afastar do tronco, dá ao feto um aspeto cada vez mais humano. As mãos estão formadas e aparecem as unhas dos pés.
Nesta fase, o desenvolvimento dos músculos e das articulações já permitem ao feto fazer os seus primeiros movimentos. O bebé mexe os braços e as pernas e pratica a sucção, engolindo e expelindo continuamente o líquido amniótico que o envolve.
Às 11 semanas, o embrião já tem forma humana. O líquido amniótico renova-se de 3 em 3 horas. Pelo cordão umbilical, o embrião recebe o sangue de que necessita para o seu ótimo desenvolvimento.
O seu pequeno coração bombeia o sangue, fazendo-o chegar a todas as partes do corpo. Os ouvidos já estão suficientemente desenvolvidos para permitir ouvir alguns sons como o bater do coração materno, a sua voz ou os movimentos abdominais.
No final deste mês, a fase mais delicada do desenvolvimento está ultrapassada. O bebé possui todos os órgãos de que necessita para viver e entra no segundo trimestre da gravidez.
No final do terceiro mês, o bebé passa a chamar-se feto. A fase embrionária – altura em que os principais órgãos e estruturas do corpo do bebé se formam – está ultrapassada.
Os próximos meses serão passados a crescer e a amadurecer as funções orgânicas. Os sentidos vão-se apurando e a ideia de ter um bebé materializa-se e torna-se cada vez mais real para os pais. Na primeira ecografia da gravidez, poderá ver o seu pequeno bebé, completamente desenvolvido e inconfundível.
Próximo mês
Mês anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.