Gravidez mês lunar – mês 2
Este mês marca um enorme desenvolvimento embrionário uma vez que todos os órgãos e sistemas do embrião estão em formação. No final da 8ª semana, o bebé medirá cerca de 16 mm (comprimento crânio-caudal), com um peso ainda insignificante.
Da 4ª à 8ª semana, dá-se uma verdadeira revolução: o cérebro forma-se numa extremidade e no resto forma-se o tronco e o início dos braços e pernas.
Os pulmões começam a desenvolver-se, apesar de só estarem completamente amadurecidos no final da gestação.
O rosto define-se: a mandíbula funde-se para formar a boca e a língua, os olhos, as fossas nasais e os ouvidos estão em formação, bem como, os órgãos internos: coração, cérebro, fígado, pulmões e rins.
No final da 6ª semana, a cabeça e o trono do embrião estão definidos e são distintos. O embrião começa a adquiri uma nova forma.
Todo este desenvolvimento torna este período crítico para a continuação da gravidez. Caso haja alguma malformação incompatível com a vida, a gestação, por norma, não segue em frente. Apesar de ser um momento doloroso para os pais, devem preparar-se emocionalmente para a possibilidade da ocorrência de um aborto espontâneo.
Aparecem as primeiras células ósseas. Os tornozelos, pés, punhos, dedos e órgãos sexuais estão em desenvolvimento.
No final do segundo mês, as principais estruturas embrionárias estão no seu lugar final e o pequeno embrião adquire um aspeto humano: o coração bate, desenvolveu um sistema circulatório autónomo, o estômago produz sucos gástricos, o fígado produz células sanguíneas e os rins ácido úrico.
O cordão umbilical nutre o bebé com oxigénio e nutrientes que suportam o seu crescimento. Por isso, ser tão importante a alimentação materna já que o bebé depende da mãe para receber todos os nutrientes de que necessita para se desenvolver.
Próximo mês
Mês anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.