5 semanas de gravidez são 2 meses
Está no início do segundo mês da sua gravidez.
O colo do útero está mais mole e, na sua extremidade, forma-se uma barreira contra os germes – o rolhão mucoso. Este é constituído por um muco espesso e esbranquiçado produzido pelas glândulas do colo do útero.
O rolhão mucoso solta-se antes de o bebé nascer, sendo um dos sinais de que o parto está para breve.
Pode sentir-se mais cansada devido à canalização de energia e nutrientes para o bebé em formação. Simultaneamente, o aumento da produção de progesterona, a formação da placenta e o esforço do corpo para a manutenção da gravidez aumentam a necessidade de descanso.
Descanso, exercício físico e uma alimentação equilibrada são algumas das estratégias que pode usar para aumentar o seu bem-estar. Para combater os enjoos, levante-se com calam e, se estiver nauseada experimente comer uma bolacha seca antes de sair da cama. Não fique mais de três horas sem comer para nunca sentir fome e manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.
Os rins e o coração do embrião estão em desenvolvimento, e o tubo neural, que liga o cérebro à medula espinhal, está a encerrar. Provavelmente já estará a tomar algum suplemento diário de ácido fólico, que deve continuar para prevenir complicações como a espinha bífida.
O embrião está firmemente implantado na parede uterina e a sua forma alonga-se. Tem agora o aspeto de um cavalo-marinho.
A cabeça é proporcionalmente maior e começa a distingue-se do corpo, a cauda regride e as pernas, os pés, os braços e as mãos começam a esboçar-se.
O rosto começa a definir-se com a formação dos olhos, nariz, boca e orelhas. As células já se especializaram em três grupos – ectoderme, mesoderme e endoderme – e cada um deles dá origem a diferentes órgãos e sistemas do corpo do embrião.
- Ectoderme: dá origem aos órgãos sensoriais – epiderme, olhos, ouvidos e boca – e o sistema nervoso;
- Mesoderme: dá origem ao esqueleto, músculos e vasos sanguíneos;
- Endoderme: dá origem ao pâncreas, ao tubo digestivo e aos pulmões.
O cordão umbilical, que liga a mãe ao embrião e por onde passam todos os nutrientes e o oxigénio, permite, também, o transporte de uma parte dos produtos a eliminar do sangue do feto para o da mãe, sendo depois eliminados através do seu fígado e rins.
O embrião está submerso no líquido amniótico. Este protege o embrião contra choques, mantém a temperatura agradável dentro do útero, permite que o embrião se movimente livremente o que promove o muscular. O líquido amniótico também protege o embrião de infeções como as urinárias.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 5 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé