8 semanas de gravidez são 2 meses
Está na quarta semana do 2º mês da gravidez (o bebé tem 6 semanas de idade).
Entre a 7ª e a 8ª semanas observa-se um grande crescimento do embrião. Por esta altura, mede cerca de 14 a 20 mm (da cabeça à anca) e pesa cerca de um grama.
O seu corpo está a mudar, à mediada que o embrião se desenvolve. Os seus sentimentos podem andar numa roda viva, o que se deve às enormes alterações hormonais que o seu corpo atravessa.
Procure apoio e descanse o tempo que sinta como necessário para repor a energia. Cuide da sua alimentação, beba bastante água e pratique exercício físico. Converse com o médico sobre o tipo de atividade física mais adequada para si e para a sua gestação.
Se ainda não conseguiu deixar de fumar, é importante que o faça. Está provado que o tabaco influência negativamente não só o desenvolvimento uterino mas também a saúde do bebé depois do nascimento. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Não tome medicamentos ou suplementos alimentares sem prescrição médica.
À medida que ganha peso, é importante que hidrate a pele todos os dias para evitar o desconforto associado ao estiramento da pele e o aparecimento de estrias. Apesar de haver tratamentos para este problema, as estrias nunca desaparecem totalmente e podem ser evitadas com os cuidados corretos.
Na primeira consulta de vigilância da gravidez, o médico irá estimar a data provável para o parto com base no primeiro dia da sua última menstruação.
A cabeça do bebé representa metade do comprimento total do seu corpo. Os olhos, orelhas, nariz e boca estão em desenvolvimento. Já tem língua e “rebentos” dos dentes.
Os braços têm mãos, dedos e as pernas têm joelhos, tornozelos e dedos dos pés. Até esta semana, a estrutura do bebé é composta de cartilagem. Agora as células ósseas começam a substituí-la. A frequência cardíaca é estável e a capacidade de bombear sangue aumentou.
O estômago produz sucos digestivos e o fígado células sanguíneas para o resto da vida fetal (o sangue será fabricado pela medula óssea após o nascimento), enquanto os rins removem o ácido úrico do sangue. Tudo isto é possível graças ao desenvolvimento do cérebro do bebé.
O bebé movimenta-se livremente no líquido amniótico, que o protege, mas ainda é tão pequenino que não consegue sentir os seus movimentos.
Se estiver grávida de uma menina, inicia-se o desenvolvimento dos ovários (quando a sua filha nascer já terá uma reserva de cerca de 2 milhões de óvulos). Se espera um menino, inicia-se o desenvolvimento dos testículos que se manterão dentro da cavidade abdominal até ao final da gravidez, altura em que se deslocam para a bolsa escrotal.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 8 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé