O corpo da mulher na 11ª semana da gestação
Se a sua gravidez é de baixo risco, deverá realizar a primeira ecografia obstétrica, por ultrassons, entre 11ª e a 13ª semana de gestação. Cada ecografia tem os seus próprios objetivos apesar de os principais pontos de interesses serem comuns: garantir que está tudo bem com o bebé e detetar o mais cedo possível alguma complicação.
Considera‐se gravidez de baixo risco aquela em que não é possível identificar, após avaliação clínica, nenhum fator acrescido de morbilidade materna, fetal e/ou neonatal. Considera-se que o risco, sendo dinâmico ao longo da gravidez, deve ser reavaliado em todas as consultas. A identificação do risco é realizada através da história clínica, exame físico e avaliações clínicas anteriores à gravidez.
O calendário das principias ecografias é o seguinte:
- Primeira ecografia da gravidez (11ª-13ª semana)
- Segunda ecografia (ecografia morfológica) da gravidez (19ª-22ª semana)
- Terceira ecografia da gravidez (29ª-32ª semana)
Na primeira ecografia, é medido o comprimento crânio-caudal do feto, estabelecida a idade gestacional e a data provável do parto. Também será possível verificar se a gravidez é única ou se está grávida de gémeos e rastrear eventuais anomalias, como, a ausência de ossos do nariz e a translucência da nuca aumentada.
A combinação desses dados, com os resultados das análises de sangue, rastreio bioquímico que já fez e com a sua história clínica constituem o “rastreio combinado“, utilizado para calcular o risco de anomalias cromossómicas – trissomia 11, 18 e 21. Se existir risco aumentado de anomalia cromossómica, pode fazer uma biópsia das vilosidades coriónicas até à 14ª semana ou esperar pela 16ª semana para fazer a amniocentese.
O cordão umbilical desempenha a sua função em pleno.
Gradualmente, a cintura desaparece e, em breve, precisará de roupa que a deixe mais à vontade e confortável.
Os principais incómodos da gravidez deverão ser mais ligeiros ou terão mesmo desaparecido. Os enjoos matinais podem persistir mas, em breve, terão terminado.
Também pode ter mais sede do que o habitual. Beba muita água e evite os refrigerantes e os sumos naturais em excesso.
Poderá sentir as gengivas mais sensíveis. Escolha uma escova de cerdas suaves e uma pasta medicinal. Se necessário, visite o seu dentista para confirmar se está tudo bem.
Dicas e sugestões
- Se é trabalhadora, e ainda não comunicou à sua entidade patronal o seu estado, deverá estar na altura de o fazer. A partir destes dias, será difícil disfarçar a barriguinha que começa a crescer e já se deverá notar;
- Informe-se sobre os seus direitos e deveres. Alguns casais preferem esperar mais uma semana para contar a boa nova à família, amigos e entidade patronal;
- Se viajar de carro, comboio ou autocarro mexer-se um pouco sempre que achar necessário. Em viagens longas, pare de vez enquanto para esticar as pernas. Use meias elásticas e beba muita água.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.