O seu médico poderá recomendar a continuação da toma de ácido fólico e ferro para evitar anemia fisiológica da gravidez devido ao aumento do volume sanguíneo.
Nesta fase, o aumento de peso pode motivar o cansaço ao fim do dia, retenção de líquidos e pés inchados. Pode sentir dificuldade em dormir por não ter posição para acomodar a barriga.
Pensar na proximidade do parto também pode agravar o estado de ansiedade. É importante que relaxe, se prepare para o parto conhecendo o que vai acontecer em cada uma das suas fases e que pense positivo.
Poderá começar a sentir contrações ligeiras e indolores, as chamadas contrações de Braxton-Hicks. Estas não são as verdadeiras contrações do parto que são regulares, intensas e dolorosas.
A prisão de ventre pode dar origem ao aparecimento de hemorroidas na gravidez devido à dilatação das veias do ânus e do reto. A dor nas pernas e na zona lombar também podem agravar-se nas próximas semanas motivadas pelo aumento do peso.
Para maior conforto na amamentação, hidrate os mamilos diariamente e evite banhos com água muito quente para não desidratar a pele.
Por volta das 32 semanas, fará a ecografia do 3º trimestre. Esta ecografia tem como objetivos:
- Avaliar a posição do feto (se está de cabeça para baixo – posição cefálica; ou se está sentado – apresentação pélvica);
- Medir o bebé para estimar o seu peso;
- Avaliar a localização da placenta (se a placenta descer – placenta prévia – tapando o orifício interno do útero, a possibilidade de parto por via vaginal é afastada uma vez que a passagem do bebé fica obstruída);
- Despistar os riscos de parto prematuro e pré-eclâmpsia;
- Avaliar a quantidade de líquido amniótico, os movimentos fetais e os movimentos respiratórios fetais.
Pelas 32 semanas realiza as últimas análises de sangue e urina. Estas análises incluem o rastreio de doenças infeciosas como o vírus da imunodeficiência humana (VIH), hepatite B, sífilis, toxoplasmose, infeção urinária e diabetes gestacional.
Entre as 35 e as 37 semanas é realizada uma colheita de exsudado vaginal e retal para pesquisa de streptococos do grupo B. Durante a gestação, a presença desta bactéria não tem qualquer influência na saúde materno-fetal mas pode ser perigosa durante o parto porque pode contaminar o bebé quando este atravessar o canal de parto e a vagina.
Se tem outro(s) filho(s) deve dar-lhe atenção e explicar a chegada do irmão. Para a criança não é fácil repartir a atenção dos pais com um novo bebé e esta adaptação deve ser feita com tempo e cuidado pelos pais. É normal que o seu filho mais velho regrida e adote comportamentos infantis ou se recuse a ira para a escola, por exemplo.
Gravidez passo a passo – 32 a 36 Semanas
Como se desenvolve o seu bebé
- Nos pulmões, os alvéolos estão em desenvolvimento;
- A maioria dos órgãos estão a funcionar;
- As unhas estão formadas;
- Os ossos tornam-se mais espessos e alongados;
- O sistema imunológico está em desenvolvimento;
- O bebé produz mecónio (substância líquida esverdeada que será eliminada do intestino do bebé depois do nascimento);
- O bebé já conseguem agarrar firmemente;
- O bebé reconhece a voz da mãe;
- Os movimentos são frequentes e amplos;
- O bebé já deu a volta, posicionando-se de cabeça para baixo apoiando-se sobre os ossos da bacia da mãe;
- Continua a acumular peso a um ritmo de 200 g por semana.
O tamanho aproximado do seu bebé
Semana 33 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um ananás.
Semana 34 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um melão pequeno.
Semana 35 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um melão médio.
Semana 36 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma alface frisada.
Próximo período
Período anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.