O seu corpo, sintomas e exames
Até às 12 semanas, poderá continuar a sentir algum mal-estar, com náuseas e vómitos. O seu peito está mais cheio mas a tensão mamária poderá ter diminuído.
Durante o primeiro trimestre, fase mais delicada do desenvolvimento embrionário, deverá manter a suplementação de ácido fólico conforme prescrito pelo médico.
Entre as 11 semanas + 0 dias e as 13 semana + 6 dias irá realizar a primeira ecografia da gravidez que tem como objetivos:
- Verificar se está grávida de um ou mais bebés;
- Verificar se o feto está vivo;
- Excluir a existência de malformações graves;
- Medir a translucência da nuca, exame que serve para rastrear a existência de trissomia 21. Quando esta medida se encontra acima de determinados valores (que variam consoante o comprimento crânio-caudal do bebé) significa tem maior risco de ser portador de trissomia 21;
- Determinar com maior exatidão a data provável para o parto pela observação da fase do desenvolvimento embrionário.
Opcionalmente, ser realizado o teste de rastreio da Síndrome de Down ou Trissomia 21, também designado rastreio combinado do primeiro trimestre, rastreio bioquímico ou rastreio pré-natal.
Este teste consiste na colheita de sangue para determinar a concentração de 2 substâncias (B-HCG livre e PAPP-A). A colheita é realizada entre as 9 e as 13 semanas + 6 dias. Para além da análise ao sangue, é considerada a idade da mulher e a medida da translucência da nuca. Este exame tem tem uma sensibilidade de 80 a 90%.
Caso os testes de rastreio sejam positivos, o que significa que existe risco acrescido para Síndrome de Down ou Trissomia 21, poderá realizar uma amniocentese ou uma biópsia das vilosidades coriónicas para confirmação do diagnóstico.
Como estes testes são invasivos e existe risco de aborto, aconselhe-se junto do seu médico e informe-se sobre os procedimento para decidir em consciência o que fazer.
Gravidez passo a passo – 8 a 12 Semanas
Como se desenvolve o seu bebé
- Às 10 semanas, o embrião tem uma forma cada vez mais humana, com cabeça, tronco e membros. Como a cabeça ainda é desproporcionada em relação ao corpo, o bebé tem uma aparência algo estranha;
- O bebé já se movimenta (apesar de ser tão pequenino que ainda não o consegue sentir) e os órgãos continuam a desenvolver-se;
- Os dedos começam a formar-se e os ossos a definirem-se. Os órgãos genitais externos também estão em formação.
Às 12 semanas, o embrião passa a chamar-se feto.
O tamanho aproximado do seu bebé
Semana 9 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma uva.
Semana 10 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma nêspera.
Semana 11 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de um figo.
Semana 12 – o seu bebé tem o tamanho aproximado de uma lima.
Próximo período
Período anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.