A amniocentese é um teste pré-natal que permite diagnosticar malformações congénitas e outras anomalias cromossomáticas do bebé. Entenda como se preparar e como é realizada a amniocentese.
Como é realizada a amniocentese?
Se fizer a amniocentese antes da 20ª semana da gravidez, a bexiga deve estar cheia durante o procedimento. Beba muito líquido antes da hora marcada para o exame. Após a 20ª semana de gravidez, a bexiga deve estar vazia.
O médico pode pedir-lhe para assinar um formulário de consentimento antes do início do procedimento. Leve alguém consigo para a acompanhar, para se sentir apoiada e para a levar a casa após a realização do exame.
O que esperar do exame
A amniocentese é um exame geralmente realizado em ambulatório ou no consultório médico.
1. Durante o procedimento
1. O seu médico usa um aparelho de ultrassons (o mesmo da ecografia) para determinar a localização exata do bebé no útero. Será deitada de costas e aplicado um gel na barriga como se fosse fazer uma ecografia.
2. A sua barriga é esterilizada com um produto antissético. Por norma, não é usada anestesia. Não se assuste. A maioria das mulheres relata apenas um ligeiro desconforto durante o exame mas o procedimento não é doloroso.
3. Guiado pelo aparelho de ultrassons, o médico introduz uma agulha fina e comprida através da parede abdominal até atingir a cavidade uterina e chegar ao líquido amniótico.
4. É aspirada uma pequena quantidade de líquido amniótico para uma seringa e a agulha removida do útero. Deve ficar imóvel enquanto a agulha é inserida e o líquido amniótico extraído.
Pode notar uma sensação de ardor quando a agulha penetrar na pele e cólicas ou cãibras (semelhantes às dores menstruais) quando a agulha penetrar no útero. Geralmente, o procedimento demora entre 20 a 30 minutos.
2. Após o procedimento
Após a amniocentese, o médico pode usar novamente o aparelho de ultrassons para monitorizar a frequência cardíaca do bebé e garantir que está tudo bem com ele.
Pode sentir cólicas ou observar um ligeiro sangramento vaginal imediatamente após o exame. No dia do exame deve descansar o mais possível e evitar a atividade física por um ou dois dias após o exame.
A amostra de líquido amniótico recolhido é enviada para análise laboratorial. As células fetais são separadas do líquido amniótico e feita uma cultura para análise do ADN onde se observa se o número de cromossomas é o correto.
Se desejarem conhecer o sexo do bebé, poderão sabê-lo com 100% de certeza!
Os resultados estão disponíveis entre 7/10 dias a 3 semanas após a data da realização do exame.
Quando contactar o médico?
Contacte imediatamente o seu médico em caso de:
- Perda persistente de líquidos límpidos através da vagina;
- Sangramento vaginal;
- Dor abdominal ou cólicas uterinas que se estendem por mais do que algumas horas;
- Febre;
- Cãibras;
- Vermelhidão e/ou inflamação na área onde a agulha foi inserida;
- Sentir uma atividade fetal anormal ou ausência de movimento fetal.
Referências bibliográficas: Artigo Amniocentesis de Mayo Clinic staff – http://www.mayoclinic.com/health/amniocentesis; A Biblia da Gravidez, Anne Deans, Editorial Estampa; Gravidez e Parto, Mary Steen, Civilização Editora; Grávida – Livro de Instruções, Sarah Jordan e David Ufberg, Arte Plural Edições; Fertilidade e Concepção, Zita West, Civilização Editor