A amniocentese é um exame pré-natal que permite diagnosticar malformações congénitas e outras anomalias dos cromossomas do bebé. Conheça os riscos da amniocentese e discuta-os com o seu médico assistente.
Riscos da amniocentese para a gravidez
1. Aborto
Fazer a amniocentese no 2º trimestre da gravidez comporta um risco baixo de aborto espontâneo – entre 1 em 300 e 1 em 500. A pesquisa sugere que o risco de aborto espontâneo é maior quando o teste é feito antes da 15ª semana da gravidez.
2. Ferimento com a agulha
Durante a amniocentese o bebé pode mover um braço ou uma perna na direção da agulha. No entanto, lesões graves com agulhas são raras uma vez que a sonda permite ao médico encontrar a bolsa amniótica a uma distância segura do bebé.
3. Fuga de líquido amniótico
Raramente, o líquido amniótico escorre através da vagina após a amniocentese. Se a fuga parar, a gravidez prossegue normalmente (é aconselhado descanso durante o dia do exame).
É possível, no entanto, que uma fuga crónica de líquido amniótico possa originar problemas ortopédicos no bebé.
4. Sensibilização Rh
Raramente, a amniocentese pode fazer com que as células do sangue do bebé entrem na corrente sanguínea da mãe. Se o seu sangue tiver fator Rh negativo, ser-lhe-á administrada uma injeção de imunoglobulina Rh após a realização da amniocentese para impedir que o seu corpo produza anticorpos contra as células do sangue do bebé.
5. Infeção
Raramente, a amniocentese pode desencadear uma infeção uterina.
6. Transmissão da infeção
Se tiver uma infeção – como o vírus da hepatite C, toxoplasmose ou vírus da imunodeficiência humana – a infeção pode ser transmitida para o seu bebé durante a amniocentese.
Lembre-se, a amniocentese genética é normalmente sugerida pelo médico quando os resultados dos exames de despistagem do 1º trimestre da gravidez indiciam um problema com impacto significativo no futuro desenvolvimento do bebé.
Em última análise, a decisão de fazer o exame é sua e do seu companheiro. Só o médico os pode esclarecer devida e totalmente sobre todas as vantagens e desvantagens do teste.
Referências bibliográficas: Artigo Amniocentesis de Mayo Clinic staff – http://www.mayoclinic.com/health/amniocentesis; A Biblia da Gravidez, Anne Deans, Editorial Estampa; Gravidez e Parto, Mary Steen, Civilização Editora; Grávida – Livro de Instruções, Sarah Jordan e David Ufberg, Arte Plural Edições; Fertilidade e Concepção, Zita West, Civilização Editor