Consulta de seguimento da gravidez, como é?
Procedimentos de rotina numa consulta de seguimento da gravidez
Todas as grávidas têm direito à prestação de cuidados de saúde gratuitos, quer no Centro de Saúde, quer no Hospital. Para vigiar a saúde da grávida e a do bebé, é necessário ir regularmente às consultas.
O futuro pai poderá acompanhar a grávida às consultas sempre que possível, para também estar bem informado sobre todos os aspetos da gravidez. Nas primeiras consultas é entregue um livrinho verde, o “Boletim de Saúde da Grávida“, que deve ser levado sempre que a mulher for a qualquer consulta ou à urgência.
É muito importante levar este livro para a maternidade / hospital aquando do parto, pois lá está toda a informação sobre a gravidez e outros dados importantes.
As consultas de vigilância da gravidez são um momento importante para detetar eventuais problemas atempadamente e esclarecer dúvidas que os futuros progenitores possam ter. É ainda importante para a transmissão de informações sobre o parto.
Os procedimentos de rotina numa consulta de seguimento da gravidez são:
- Pesar a grávida;
- Medir a tensão arterial;
- Fazer testes à urina;
- Fazer palpação abdominal para medir a altura do útero e verificar a posição/tamanho do bebé;
- Auscultar os batimentos cardíacos do feto;
- Realizar um exame às pernas da mulher para deteção de varizes ou edemas (inchaços);
- Realizar um exame ginecológico no início e final da gravidez.
Durante a gravidez o/a médico/a vai solicitar:
- Análises de sangue regulares;
- Ecografias em cada trimestre.
A grávida deve fazer os exames pedidos e mostrá-los na consulta seguinte. É importante que o casal tome nota das dúvidas que tem sobre a gravidez num papel. Assim, não se esquecerão de as esclarecer na consulta seguinte.