Menina ou menino? O exame de sexagem fetal permite-lhe descobrir se está grávida de uma menina ou de menino logo a partir da 8ª semana da gestação.
Se decidir aguardar, saberá o sexo do seu bebé entre as 20-22 semanas, data da realização da 2ª ecografia ou ecografia morfológica.
Exame de sexagem fetal
Quem pode fazer o exame?
Qualquer mulher grávida que deseje saber o sexo do seu bebé, preferencialmente, após a 8ª semana da gestação (imagine que tem um ciclo menstrual regular de 28 dias. A fecundação acontece por volta do 14 – 15 dia após o início do último período. Assim, poderá fazer o exame de sexagem adicionado 8 semanas após esse dia). Este exame não é usado para detetar ou confirmar uma eventual gravidez.
Quando se pode fazer o exame?
Para os pais mais ansiosos, o exame de sexagem fetal permite saber o sexo do bebé logo a partir da 8ª semana. Contudo, quanto mais avançada for a data da gestação, mais conclusivo é o resultado.
Depois de realizar o teste, só precisa de esperar até 5 dias para saber o sexo do bebé.
Como é realizado o exame?
Após a colheita do sangue materno, este é analisado para detetar sequências específicas do cromossoma Y (cromossoma responsável pela determinação do sexo masculino).
Se este cromossoma estiver presente na corrente sanguínea da mãe, está grávida de um rapaz, se estiver ausente, está grávida de uma rapariga.
Como funciona o exame no caso de gravidez de gémeos?
Gémeos idênticos – um óvulo é fertilizado por um espermatozoide
Se estiver grávida de gémeos idênticos o resultado é válido para ambos os bebés.
Gémeos fraternos – dois óvulos diferentes são fertilizados por dois espermatozoides distintos
No caso de gémeos fraternos, se o resultado do teste for masculino isto significa que, pelo menos um dos gémeos é rapaz. Se não forem detetadas sequências do cromossoma Y, isso indica que ambos os bebés são do sexo feminino.
Gestações anteriores e resultado do exame
Mesmo que já tenha tido outros filhos, sejam meninas ou meninos, este facto não interfere no resultado do teste de sexagem fetal já que o ADN (material genético) fetal é eliminado da circulação materna algum tempo após o parto.
O exame pode ser inconclusivo ou dar um resultado errado?
Sim para ambas as questões. Cerca de 5% dos exames podem ser inconclusivos, particularmente quando o mesmo é realizado antes da 8ª semana. Nesses casos, pode fazer novo exame uma a duas semanas depois.
Como outros testes realizados em laboratório, pode haver resultados errados. Isto pode dever-se a vários fatores com presença reduzida de ADN fetal na corrente sanguínea materna, fertilização in vitro ou quando a mãe recebeu alguma transfusão de sangue.