“Quais os sintomas da gravidez de uma menina ou de um menino?” Esta é uma questão frequentemente colocada pelos futuros papás. O desejo de saber o sexo do bebé o mais cedo possível é normal e comum.
Algumas mulheres procuram vislumbrar a resposta nos mitos associados à determinação do sexo do bebé, como a forma e tamanho da barriga, a intensidade e frequência dos enjoos matinais ou outros sintomas associados à gravidez.
No entanto, não há evidência médica que demonstre a relação entre o tipo de sintomas da gravidez de uma menina ou de um menino.
Se está ansiosa por saber se está grávida de uma menina ou de um menino e não consegue mesmo esperar até à segunda ecografia ou ecografia morfológica (que poderá realizar entre as 19ª-22ª semanas da gestação) já pode saber o sexo do seu bebé através de um teste de análise ao sangue, realizado a partir da 8ª semana da gestação.
O teste funciona da seguinte forma: durante a gravidez, há a passagem de um pequeno número de células do bebé (células fetais) e também ADN fetal para a corrente sanguínea da mãe. Desta forma, é possível detetar sequências específicas do cromossoma Y, que é o cromossoma responsável pela determinação do sexo masculino no sangue materno (sugestão de leitura: Menina ou menino?).
Uma vez que este material específico do sexo masculino não existe no sangue da mãe, caso seja identificado, será obrigatoriamente de origem fetal e está grávida de um menino. Se os genes do seu bebé forem iguais aos seus, vai ter uma menina.
Publicações consultadas:
Artigo Diagnóstico e métodos avançados de diagnóstico. Entrevista à Professora Doutora Ana Teresa Almeida Santos, Diretora do Serviço de Genética Médica e Reprodução Humana dos Hospitais da Universidade de Coimbra e da Clínica Universitária de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. In O Primeiro de Janeiro, 25 de julho de 2007.