Alguns cuidados diários muito simples podem fazer toda a diferença na saúde e no aspeto do cabelo. Os gestos são válidos para todas as fases da vida mas, na gravidez e no pós-parto, a estrutura do cabelo pode sofrer alterações e precisar de mais suavidade e atenção.
Evite fazer ondulações, desfrisagens, descolorações, pintar ou usar outras técnicas que impliquem o uso de produtos químicos durante a gravidez e enquanto amamenta. Apesar de em quantidade reduzida, há sempre a possibilidade de os químicos atravessarem a sua corrente sanguínea e, assim, serem transmitidos ao bebé.
Cuidar do seu cabelo na gravidez e no pós-parto
1. Escovar o cabelo
O cabelo deve ser escovado de manhã para estimular a microcirculação do couro cabeludo e à noite, para eliminar poeiras e outros resíduos que se depositam sobre os fios ao longo do dia.
Escove o cabelo em todas as direções, suavemente. Não se justifica passar horas a escovar o cabelo. Uns minutos são suficientes, segundo o comprimento dos fios.
2. Como aplicar o champô
O champô deve ser aplicado na palma da mão, fazer espuma com um pouco de água e aplicado nas raízes, massajando-as docemente com as pontas dos dedos.
Se o cabelo não estiver muito sujo, não se justifica repetir a lavagem.
3. Como lavar o cabelo
Para não agredir os fios, estes não devem ser esfregados. O comprimento e as pontas devem ser lavadas delicadamente, já que são as áreas mais sensíveis da cabeleira.
As raízes devem ser massajadas e não esfregadas energicamente.
4. Que quantidade de champô usar?
Mais do que a quantidade, conta a qualidade do champô e se é o mais adequado ao seu tipo de cabelo.
Para cabelos curtos (até aos ombros), uma colher de chá é suficiente. Para cabelos compridos, uma colher de sopa. Depois de massajar o cabelo, retire cuidadosamente todos os resíduos de champô com água abundante durante alguns minutos.
No final, dê uma chuveirada com água fria ou com água misturada com vinagre para fechar os poros e aumentar o brilho.
5. Com que regularidade aplicar o condicionador?
O condicionador deve ser aplicado sempre que se lava o cabelo, independentemente do tipo de cabelo. O condicionador hidrata o comprimento e as pontas e deixa o cabelo mais fácil de pentear (o que evita parti-lo quando se penteia) e saudável.
Se o seu cabelo é extra-seco, pode aplicar máscara capilar em todas as lavagens, em substituição do condicionador.
6. Como aplicar a máscara capilar?
Depois da lavagem com o champô, retire o excesso de água com uma toalha. O cabelo nunca deve ser esfregado mas limpo com pequenos toques suaves.
Massaje suavemente a máscara no comprimento e nas pontas do cabelo com os dedos para distribuir e ajudar o produto a penetrar no cabelo. Deixe atuar durante alguns minutos antes de passar por água abundante.
Para acentuar o tratamento, use uma touca de plástico e embrulhe o cabelo numa toalha de algodão. Deixe por algum tempo enquanto se dedica a outras tarefas ou relaxa.
7. Como secar o cabelo?
Para proteger os fios e impedir que se danifiquem e partam, não os esfregue com a toalha. Limpe-os suavemente com leves pressões da toalha.
Evite usar secador de cabelo ou, se o fizer, não use temperaturas elevadas. Antes de começar a alisar ou a moldar dê uma secagem geral ao cabelo. Se o fizer com o cabelo encharcado, a probabilidade de o partir e danificar é muito maior.
8. Qual a melhor forma de desembaraçar o cabelo?
Comece por pentear as pontas muito suavemente e, depois, vá penteando de cima para baixo, a partir cada vez mais de cima até chegar ao couro cabeludo.
À noite, não prenda ou entrelace o cabelo para evitar que frise. O ideal é usar uma almofada de cetim.
No pós-parto, pode notar uma queda acentuada de cabelo. É normal e deve-se às alterações hormonais, ao stress provocado pelo parto mas também a algum desequilíbrio alimentar. Neste artigo, encontra algumas sugestões para lidar com este problema.