A grávida pode usar cinto de segurança?
A compra da cadeira auto é uma das principais preocupações dos futuros pais. Não obstante, algumas futuras mães não usam o cinto de segurança durante a gravidez, colocando em risco a sua própria segurança e a do bebé.
Muitas mulheres têm receio que o cinto de segurança afete bebé e, por isso, não o usam ou evitam conduzir no final da gravidez.
Porquê usar cinto de segurança na gravidez?
Segundo um estudo recente da Universidade de Michigan, a maior parte das lesões graves em grávidas deve-se ao facto de não estarem a usar cinto de segurança no momento do acidente.
Os acidentes de trânsito provocam inúmeras interrupções de gravidez. Não colocar o cinto de segurança, mesmo em pequenas viagens de automóvel, aumenta as possibilidades de lesões e de morte da mãe e do bebé (por morte da mãe, por descolamento da placenta, entre outras causas).
Muitas mulheres pensam que o cinto de segurança pode prejudicar o feto e, por isso, não usam cinto de segurança. No entanto, o uso do cinto de segurança, quando colocado corretamente, ajuda a proteger não só a mãe mas também o bebé.
Como usar o cinto de segurança na gravidez?
Não há risco para o bebé se o cinto de segurança for usado corretamente:
- A mãe deve usar cinto de segurança se viajar nos bancos dianteiros ou nos traseiros;
- O cinto de segurança deve encaixar na parte de baixo da barriga para ficar bem colocado na região pélvica por forma a não oprimir o ventre;
- A faixa frontal ou diagonal deve passar no meio do ombro e entre os seios, rodeando o abdómen e nunca passar por cima dele;
- Regular a altura dos cintos de segurança ajuda a ajustá-lo de modo mais confortável e seguro;
- Nunca use o cinto com folga excessiva ou de forma que comprima a barriga;
- O cinto de segurança nunca deve ser colocado atrás das costas nem passar por baixo do braço ou da axila;
- Nunca se sente sobre a faixa subabdominal do cindo de segurança para utilizar somente a diagonal porque retira toda a eficácia ao cinto de segurança;
- Nunca use almofadas, toalhas ou capas no assento ou entre as costas e o assento;
- Os cintos de segurança de três pontos são mais eficazes do que os de dois pontos, por isso, tenha esta questão em consideração quando escolher o carro em que vai viajar;
- Se não for a conduzir, o ideal é viajar no banco de trás, usando sempre o cinto de segurança;
- Se conduzir, deve, igualmente, usar sempre o cinto de segurança. Ajuste-o para que fique confortável considerando as indicações acima mencionadas. O volante deve ser colocado na posição mais elevada, de modo a desvia-lo o mais possível do bebé. A distância mínima geralmente indicada é de 20 centímetros entre a barriga e o volante, tente ainda ficar com um ângulo de 90º entre as pernas e a coluna.
A zona inferior do cinto de segurança deve ser ajustada abaixo do útero e nunca sobre este, eliminando assim a possibilidade de magoar o bebé em caso de acidente. À medida que a barriga cresce, deverá ajustar a posição do banco e do cinto de segurança para que fiquem bem ajustados.
Se conduzir ou fizer viagens longas, agrava-se a dificuldade de circulação venosa o que provoca o inchaço das pernas. Pare, no mínimo, de duas em duas horas para alongar os músculos e, especialmente, as pernas.