Durante a gravidez, as profundas alterações imunológicas, metabólicas, hormonais e vasculares produzem uma série de alterações no corpo da mulher. Estas não se resumem à mudança do corpo mas também a alterações na pigmentação da pele ou na diminuição ou aumento do crescimento e produção de cabelo ou das unhas.
O aumento da produção hormonal deixa o cabelo mais forte e brilhante. O cabelo cai menos e, por isso, fica mais volumoso e cheio. Pode notar alterações nos fios como ficarem mais lisos ou mais encaracolados, mais oleosos ou mais secos. Estas alterações variam de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Após o parto, pode ocorrer queda, sem grandes consequências.
Também pode notar um crescimento anormal de pêlos na face e nos braços (hirsutismo). Estes tendem a desaparecer nos primeiros 6 meses após o parto e não necessitam de tratamento específico.
Não é aconselhável usar cremes depilatórios ou produtos para os aclarar já que possuem na sua composição químicos que podem passar para o bebé depois de absorvidos pela sua corrente sanguínea. A depilação a cera, lâmina ou aparelho elétrico são métodos mais adequados para o corte dos pêlos.
As alterações mais comuns nas unhas como estrias, alterações de coloração, deformação da unha provocada por infeção fúngica (hiperqueratose subungeal) e o descolamento da unha da carne que cria um espaço por baixo da unha onde se acumulam germes, sujidade e queratina (onicólise distal), podem ser minimizadas com uma boa higiene das mãos, o corte correto das unhas, a hidratação diária e o uso de calçado confortável. Se sentir algum desconforto ou dor, consulte o seu médico para tratamento adequado.
Para evitar que as unhas dos pés encravem, faça um corte reto. Quando o corte é arredondado, o canto das unhas pode penetrar na carne, o que provoca dor e o encravamento da unha. O ideal é usar um alicate específico para cortar as unhas e não as cortar demasiado rentes. No caso de queixas ou incómodos, pode consultar um Podologista.
Se frequentar um ginásio, a praia ou balneários públicos deve usar sempre calçado que proteja a pele e as unhas dos pés contra fungos e bactérias potencialmente causadores de doenças. Seque bem os pés antes de se calçar e evite andar com calçado húmido e fechado.