Como prevenir as manchas na pele durante a gravidez
As manchas da pele, especialmente as do rosto, podem ser particularmente incomodativas. Com a chegada do calor, o sol, as férias e a praia, os cuidados com a pele do rosto devem ser redobrados, especialmente se a sua pele é híper reativa ao sol.
Para além dos cuidados diários, os produtos aplicados na pele também influenciam o resultado final e contribuem para aumentar o conforto e uniformização do tom da pele.
Pele fotossensível
A pele fotossensível é uma pele que reage de modo acentuado à exposição solar. Os transtornos cutâneos podem ser alterações de pigmentação e / ou alergia solar.
A produção em excesso de melanina em zonas localizadas ou a sua acumulação irregular em algumas áreas do rosto levam ao aparecimento de manchas de pigmentação, particularmente na testa, bochechas e lábio superior.
A gravidez e as manchas da pele (melasma)
O melasma (ou mancha pigmentada escura) pode acentuar-se durante, a gravidez, devido às profundas alterações hormonais que aumentam a sensibilidade e reatividade cutânea às agressões externas.
Na gravidez, as pequenas manchas acastanhadas podem surgir no rosto, barriga, nas axilas ou noutras partes do corpo. Para que não se agravem, devem ser tratadas de modo adequado.
Nestas situações, recomenda-se a utilização de produtos que garantam a máxima proteção solar mas que também exerçam um efeito calmante e regenerativo, prevenindo o aparecimento de novas manchas e que combatam as situações de desordens de pigmentação.
O que fazer:
- Redobrar a proteção solar durante todo o ano e não apenas nos períodos de férias na praia;
- Usar um creme adequado às características e necessidade de proteção da pele;
- Evitar frequentar locais muito quentes e fechados.