Cuidados com o corpo na gravidez
O aumento dos seios, as dores nas pernas e as estrias estão entre os principais incómodos da gravidez. Cuidados simples e diários são uma grande ajuda para minimizar estes sintomas e para se sentir confortável durante todo o dia.
Alterações dos seios
Assim que o seu óvulo é fecundado começa a corrida para a vida. Umas das primeiras alterações ou sintomas da gravidez, são as alterações nos seios. À semelhança do período menstrual, e graças à ação hormonal, os seios ficam mais firmes, cheios e dolorosos.
Apesar de a gestação durar, em média, 40 semanas, o seu peito começa a preparar-se muito cedo para a amamentação. Por isso, os seios crescerão gradualmente ao longo da gravidez.
Nas últimas semanas, o peito pode mesmo expelir algum colostro, o primeiro leite materno, substância rica e nutritiva, carregada de anticorpos essenciais para aumentar as resistências do bebé nos primeiros dias de vida.
A pele do peito, e os mamilos, devem ser muito bem hidratados diariamente para evitar o aparecimento de estrias (devido ao aumento do volume do peito) e de gretas nos mamilos, que irão dificultar a amamentação mais tarde. Para além disso, ajuda a criar o hábito de hidratar o peito mesmo depois de iniciar a amamentação.
Outra questão importante é a escolha de um bom soutien para garantir um bom apoio e conforto. Existem no mercado múltiplas marcas com soutiens para amamentação que se adequam a este período tão especial.
Cuidados com a pele do corpo
Na gravidez, graças à maior produção hormonal, as peles com tendência à oleosidade normalizam-se, a acne desaparece e as peles secas ficam naturalmente mais hidratadas.
Também a estrutura e o brilho do cabelo se alteram. Pode senti-lo mais suave, brilhante e volumoso.
Tome banho com água tépida e use um creme hidratante diariamente insistindo nas áreas mais secas.
À noite, use um creme gordo nos seios, ancas e barriga.
Pernas pesadas
Pernas cansadas e inchadas é um dos sintomas mais comuns na gravidez. Evite estar demasiado tempo de pé ou sentada na mesma posição e tente andar todos os dias. O exercício físico é fundamental para se sentir mais relaxada, controlar o aumento de peso e combater este e outros incómodos da gravidez, como a prisão de ventre.
Experimente uma massagem local com um óleo corporal e levantar as pernas ao fim do dia para facilitar a circulação e o retorno sanguíneo. Tomar banho com água tépida e dar uma chuveirada com água fria nas pernas também ajuda a circulação.
À noite, tende dormir com as pernas elevadas ou, se dormir de lado, com uma almofada entre as pernas.
Por volta do 5º mês, com o aumento do peso do bebé e o crescimento da barriga, aumenta a pressão sobre as pernas. Fale com o seu médico sobre a possibilidade de usar uma cinta que ajude a suportar o peso e acomodar a barriga em crescimento.
Outra possibilidade é o uso de meias de descanso, com compressão adequada às suas necessidades. Para além de proporcionarem maior conforto durante o dia, evitam o agravamento do problema e menos desconforto à noite.
Estrias
Nas zonas em que a pele estica mais (seios, anca e barriga), podem surgir estrias devido à necessidade de a pele cobrir uma área maior.
Como é muito difícil eliminar as estrias depois de instaladas, o melhor é preveni-las. Pode fazê-lo usando cremes específicos, cremes gordos ou óleos para o corpo que melhoram a elasticidade e a aparência da pele.
O importante é que os aplique todos os dias com movimentos suaves e circulares para melhor absorção.
LEIA TAMBÉM
- Cuidados especiais com a alimentação na gravidez
- Como saber o tempo de gravidez em meses
- Factos e mitos sobre a gravidez
- Quantos quilos se pode engordar na gravidez?
- Cuidados com os seios na gravidez
- Cronograma da grávida
- Sintomas que não podem ser ignorados na gravidez
- O uso de cinta na gravidez e no pós-parto