A higiene íntima diária é um cuidado essencial durante toda a vida da mulher. Contudo, as profundas alterações hormonais desencadeadas pela gravidez e no pós-parto, podem sensibilizar e irritar a pele vulvar e a mucosa vaginal, pelo que requerem uma atenção especial.
Utilizar um produto especialmente formulado para a higiene íntima, ajuda a prevenir as infeções vulvovaginais como corrimento, sensação de desconforto, prurido de intensidade variável, dor ao urinar ou dificuldade nas relações sexuais, sendo os cuidados com a higiene íntima essenciais para prevenir e tratar este tipo de infeções.
O aumento de secreções vaginais e as alterações de pH são comuns na gravidez. Por isso, grande parte das futuras mamãs refere corrimento vaginal, prurido e ardor.
Se sentir algum incómodo, informe o seu médico para prevenir infeções que possam comprometer a gravidez. A higiene genital é um cuidado complementar mas não substitui o tratamento adequado.
Cuidados com a higiene íntima
A higiene íntima pode ser realizada uma a três vezes ao dia de acordo com o clima, biótipo, atividade física e doenças.
A zona vaginal deverá ser lavada com água corrente, com movimentos que evitem trazer o conteúdo perianal para a região vulgar e com produtos de higiene especificamente desenvolvidos para a higiene da região vaginal. As fórmulas hipoalergénicas, com ácido lático e com pH ácido, variando entre 4.2 a 5.6, respeitam o pH fisiológico, tornando a vagina num ambiente inóspito para bactérias e outros agentes prejudiciais à saúde.
Após o banho ou a higiene íntima local, seque cuidadosamente com uma toalha seca e limpa para evitar a proliferação de bactérias, fungos e vírus. Não deve utilizar sprays, perfumes, talcos ou lenços humedecidos.
Algumas mulheres gostam de fazer a depilação da zona genital, o que pode ser feito desde que se respeite a sensibilidade dessa área. Também pode aparar o pelo púbico sem rapar.
Hidratar
Depois da lavagem, aplique um creme ou gel hidratante vaginal, de base aquosa, com pH compatível (ácido). As alterações hormonais da gravidez podem secar demasiado a pele e esta precisa de cuidados adicionais para se manter bem hidratada e protegida.
Se sentir ardor ao urinar, pode utilizar um creme barreira específico sobre a vulva para acalmar e dar conforto.
Cuidar da roupa interior
- Utilize detergentes sem corantes;
- Enxague muito bem a roupa interior para remoção de resíduos químicos;
- Use roupas que favoreçam a ventilação local;
- Use roupa interior de algodão e evite a sintética, especialmente aquela que entra em contacto com a vulva;
- Evite roupas demasiados justas ou apertadas que aumentam o calor e a humidade, o que favorece a ocorrência de infeções causadas por fungos e bactérias;
- Troque o fato de banho molhado e o vestuário de desporto logo que possível.