Durante a gravidez, as grandes alterações hormonais do corpo materno, nomeadamente, o acréscimo de estrogénio, provocam ou agravam a retenção de líquidos e comprometem a normal circulação do sangue.
Sabe como evitar a celulite na gravidez?
Estas alterações no normal funcionamento do organismo da mãe, levam ao aparecimento ou agravamento da celulite, particularmente, nas nádegas e nas coxas.
Cuidados para evitar o aparecimento ou o agravamento da celulite na gravidez
A celulite é uma condição que não aparece de repente, de um dia para o outro. Vai surgindo ao longo do tempo, muito condicionada por fatores genéticos mas, também, pelo estilo de vida como a alimentação, exercício físico e cuidados diários com a pele.
Depois de instalada, é muito difícil conseguir um tratamento verdadeiramente eficaz que devolva à pele o seu aspeto original.
Durante a gestação, as profundas oscilações hormonais tendem a agravar ou a desencadear o aparecimento da celulite. Contudo, alguns cuidados ajudam a minimizar o impacto destas alterações no aspeto e na saúde da pele:
- Prática de exercício físico (natação, caminhadas, ginástica leve localizada);
- Tratamento cosmético, como massagens localizadas com cremes específicos e cuja composição seja segura para a saúde da mãe e do bebé (aconselhe-se com o seu médico sobre os tratamentos estéticos que pode realizar);
- Ingestão de água ao longo do dia (pelo menos 2 litros) para manter a pele bem hidratada e ajudar na libertação de toxinas e evitar a retenção de líquidos;
- Controlar o aumento de peso;
- Fazer uma dieta rica em fibra, confecionar as refeições de modo simples, diminuir o sal, consumir alimentos in natura. Evitar alimentos processados, condimentados e bebidas gaseificadas.