O útero, ou matriz, alojado na pequena bacia entre a bexiga e o reto, é um órgão oco, cujas paredes são constituídas por espesso tecido muscular. Na gravidez, é no útero que o ovo fecundado se aloja e onde se desenvolve o bebé até ao nascimento. Saiba mais sobre o papel do útero na gravidez.
O útero na gravidez
Anatomia do útero
O útero é um órgão oco, em forma de pêra achatada e invertida, situado no centro da pequena bacia. O seu interior é composto por uma cavidade com cerca de 2 ou 3 centímetros, coberta por uma membrana de espessura variável (a mucosa uterina ou endométrio). Os ligamentos laterais fixam o útero à parede da pelve, mantendo-o no seu lugar e impedindo-o de sair para o exterior.
A parte mais alta do útero é constituída por fibras musculares que permitem a ampliação do espaço interior durante a gestação para acomodar o bebé em crescimento. A parte mais baixa do útero corresponde ao colo uterino ou cerviz, que se estende até ao interior da vagina.
Por vezes, o útero pode assumir posições anómalas como o útero descaído (retroversoflexão uterina), descido para a direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo, que precisam de ser estudas e acompanhadas por um especialista.
O útero na gravidez: ovulação
No momento da ovulação, a mucosa que reveste a parte interna do útero amolece e enche-se de sangue. Prepara-se, assim, para oferecer ao óvulo fecundado um ambiente propício ao seu desenvolvimento durante toda a gestação.
Ao mesmo tempo, o muco cervical torna-se mais fluído e abundante para criar as condições ótimas para a entrada e subida do esperma até ao óvulo.
O útero na gravidez: fecundação
Do encontro do óvulo com o espermatozoide dá-se a fecundação, a génese do seu futuro bebé. O óvulo agora fertilizado desce ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero, onde se vai fixar e desenvolver durante a gravidez (ver Sintomas de nidação).
À medida que o óvulo percorre a trompa de Falópio, esta contrai-se (as denominadas “contrações peristálticas”) ajudando o óvulo a percorrer o seu caminho de 8 a 10 dias até chegar, finalmente, à cavidade uterina (ver Sintomas de nidação).
Se o óvulo não for fecundado, morre e a mucosa uterina que estava preparada para receber o óvulo fecundado, solta-se dando origem à menstruação e ao início de um novo ciclo menstrual.
O útero na gravidez: parto
O útero também tem um papel crucial no nascimento do bebé. As contrações rítmicas uterinas ajudam o bebé a descer em direção ao canal de parto e na fase da expulsão, na segunda fase do trabalho de parto.