O teste de Coombs é parte integrante dos exames de acompanhamento da gravidez. É um exame importante pois tem como função detetar a presença de anticorpos no sangue que podem atacar os glóbulos vermelhos e causar doenças como anemia.
Neste artigo ficará a saber mais sobre o teste de Coombs, porque é que integra o acompanhamento da gravidez e o que pode detetar.
O que é o teste de Coombs?
Os anticorpos são parte do nosso sistema imunitário. Sempre que o sistema imunitário deteta invasores, como germes ou glóbulos vermelhos diferentes, produz anticorpos para os destruir pois perceciona-os como ameaças ao organismo. Mas no entanto, o nosso sistema imunitário pode enganar-se e atacar células saudáveis. O teste de Coombs faz precisamente o rastreio de anticorpos no sangue que atacam e destroem os glóbulos vermelhos. Existem dois tipos de teste de Coombs: o direto e o indireto.
Teste de Coombs direto
Este exame tem como objetivo detetar anticorpos ligados aos glóbulos vermelhos que os possam destruir. O teste de Coombs direto permite ainda determinar se esses anticorpos resultam do próprio sistema imunitário do portador ou se foram recebidos por transfusão. Este teste é usado para identificar problemas no sangue como, por exemplo, anemias hemolíticas, leucemia, artrite reumatoide, mononucleose e lúpus.
Teste de Coombs indireto
O teste de Coombs indireto analisa o plasma sanguíneo para identificar a presença de anticorpos que atacam, também, os glóbulos vermelhos. Este exame é usado para testar a compatibilidade do sangue numa transfusão sanguínea. É ainda um teste integrante dos exames de acompanhamento da gravidez para testar a compatibilidade do sangue da mãe com o do feto.
Porque é feito durante a gravidez?
O teste de Coombs indireto é feito na gravidez para analisar se o sangue da mãe é compatível com o do feto e se possui anticorpos que possam passar para o feto e causar-lhe complicações.
Quando existe esta incompatibilidade sanguínea, os anticorpos no sangue da mãe atravessam, assim, a placenta e chegam à circulação sanguínea do feto. Os anticorpos atacam e destroem os glóbulos vermelhos do feto, o que causa anemias e outros problemas. do a vermelhos do recém-nascido são destruídos por anticorpos que e travessaram a placenta a partir do sangue materno e alcançam a circulação sanguínea do feto, atacando e destruindo os glóbulos vermelhos fetais, provocando complicações como a doença hemolítica perinatal.
Como é realizado?
Não é necessária uma preparação especial para fazer o teste de Coombs. Caso esteja a tomar alguma medicação específica, o seu médico poderá pedir-lhe que a suspenda durante alguns dias.
O teste é realizado através da colheita de uma amostra de sangue num laboratório de análises clínicas. O sangue colhido é encaminhado para o laboratório para análise. O sangue é processado de forma diferente, consoante o tipo de teste (direto ou indireto).
Se for feito num bebé, o teste normalmente verifica a presença de anticorpos no sangue devido a incompatibilidade sanguínea com a mãe. Para tal é usada uma lanceta (uma espécie de agulha) para picar normalmente o calcanhar do bebé e recolhe-se um bocadinho de sangue para análise.
O que significa um teste direto positivo?
Um teste de Coombs direto com resultado positivo indica que possui anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos; Poderá significar assim que tem uma das seguintes doenças:
- Lúpus
- Anemia
- Leucemia
- Anemia hemolítica autoimune
- Mononucleose
- Sífilis
- Leucemia
- Outra
Assim, vai necessitar de mais exames para obter um diagnóstico e ao tratamento adequado.
O que significa um teste direto negativo?
Um teste direto com resultado negativo significa que não possui anticorpos que destruam os glóbulos vermelhos, o que é uma boa notícia
O que significa um teste indireto positivo?
- Gravidez: vão ser necessários mais exames ou medidas para proteger o feto
- Transfusão sanguínea: o médico necessita de cautela para escolher o sangue de um dador
O que significa um teste indireto negativo?
- Gravidez: não há incompatibilidade sanguínea e complicações para o recém-nascido
- Transfusão sanguínea: o sangue do dador é compatível
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.
Assim sendo, perante qualquer incómodo, aconselhamos que se desloque ao seu médico assistente a fim de obter o diagnóstico e tratamento adequado.
Referência: WebMD; Healthline;