Parto eutócico
O parto eutócico, normal ou vaginal é um parto que ocorre sem que haja intervenção instrumental. Neste tipo de parto, a pressão gerada pela contração das paredes uterinas é suficiente para expulsar o bebé durante a segunda fase do trabalho de parto.
O parto normal passa por três fases: dilatação do colo do útero, expulsão do bebé e expulsão (ou dequitadura) da placenta. O parto normal pode implicar ou não a episiotomia, corte cirúrgico feito na região perineal para ajudar na expulsão do bebé.
Por vezes, pode ser necessário induzir o parto ou realizar uma cesariana quando nada o fazia prever, pelo que deve estar preparada para essa possibilidade.
Parto assistido por fórceps / ventosa
O parto assistido por fórceps / ventosa é um parto normal ou vaginal mas com intervenção instrumental. Estes instrumentos são utilizados quando se verifica a necessidade de abreviar o trabalho de parto devido a:
- Falta de progressão da cabeça no período expulsivo;
- Sofrimento materno;
- Sofrimento fetal.
Os fórceps são um instrumento cirúrgico semelhante a uma colher, que se ajusta nos lados da cabeça do bebé para ajudar o obstetra a retirá-lo, enquanto que a ventosa é usada para ajudar a extrair o bebé em vácuo.
Parto por cesariana
A cesariana é um parto cirúrgico onde, por meio de pequenas incisões (cortes) no abdómen e útero, e depois de aspirado o líquido amniótico, o bebé é retirado. A duração média de uma cesariana é de 1 hora.
Por norma, recorre-se ao parto por cesariana quando é considerado o procedimento mais seguro para a mãe, para o bebé ou para ambos.
A cesariana está indicada para as seguintes situações:
- Paragem do trabalho de parto (trabalho de parto estacionário);
- Incompatibilidade feto-pélvica (quando a cabeça do feto é maior do que a largura da bacia da mãe);
- Doença materna (insuficiência renal, doenças cardíacas, diabetes tipo I, patologia neurológica, etc.);
- Sofrimento fetal (frequência cardíaca fetal não-tranquilizadora);
- Cesariana anterior ou cirurgia uterina;
- Urgência;
- Macrossomia fetal (quando o feto é muito grande ou tem excesso de peso).
Criámos para si um Guia de Preparação para o Parto, com dicas, sugestões e informações importantes para um dos momentos mais felizes da sua vida! Consulte aqui: Guia de Preparação para o Parto.