A bolsa amniótica rompeu? Está a perder líquido? E agora?
Como descrito em artigos anteriores, a bolsa amniótica consiste em membranas que envolvem o bebé, e no seu interior contém o líquido amniótico, líquido este extremamente importante para o bebé ao longo de toda a gravidez.
Uma das preocupações dos casais quando o pensamento acerca do parto chega, é saber o que acontece quando rompe a “bolsa de água”.
Pois bem, as situações dependem muito de grávida para grávida, pois muitas vezes a bolsa pode romper mais cedo do que o esperado, pode ser rompida pelos profissionais de saúde (se considerarem necessário), podem romper espontaneamente aquando o trabalho de parto, ou mesmo não romper até o bebé nascer.
A rutura da bolsa pode dar-se em vários pontos da bolsa. O importante é estar atenta à perda constante de líquido, pois se a rutura se der num ponto mais alto da bolsa, a perda pode ocorrer frequentemente mas em pequenas quantidades, contudo, se a rutura for num ponto mais baixo, a perda de líquido pode dar-se de forma mais acentuada.
Em qualquer uma das situações, se estiver em casa, deve ter em atenção às características do líquido, pois, deve ser incolor e não deve ter um cheiro forte. Se se apresentar com mau cheiro e de cor esverdeada, ou outra cor, é sinal que o seu bebé pode estar em sofrimento, e deve dirigir-se de imediato para o hospital.
Caso o liquido se apresente com características normais, poderá ter algum tempo para tomar um banho, deitar-se para que a perda não se dê de forma acentuada, colocar um penso diário e dirigir-se para o hospital. Se este se apresentar normal e não tiver nenhuma recomendação específica do seu médico, não é razão para alarmar, o vosso bebé está bem!
Apesar destas recomendações, cada caso é um caso, e a sua atuação será influenciada pelas suas semanas de gestação e entre outros fatores de saúde.