O início das contrações significa que a primeira fase do trabalho de parto começou.
Algumas mulheres começam a sentir as falsas contrações de parto (ou contrações de Braxton-Hicks ) por volta da 20ª semana da gravidez que se distinguem das verdadeiras contrações do parto por serem esporádicas, irregulares e indolores.
As verdadeiras contrações do parto começam por ser ligeiras e espaçadas (de 20 em 20 minutos) e podem ocorrer durante algumas horas ou mesmo dias, especialmente numa primeira gravidez.
O que fazer durante as contrações do parto?
O que vai acontecer na fase inicial do parto
- As contrações que começam por ser irregulares, tornam-se mais dolorosas, frequentes, longas e fortes;
- A “bolsa de águas” (bolsa com o líquido amniótico que contém o bebé) pode romper;
- Pode sentir-se nauseada e com falta de apetite. Nesta fase, é fundamental manter-se bem hidratada e com bons níveis de energia para enfrentar as longas horas que se aproximam. Mesmo que não tenha apetite, faça refeições leves e nutritivas e beba muita água.
O que pode fazer para aliviar o desconforto
- Quando sentir as primeiras contrações, comece a cronometrá-las. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 15 minutos), significa que entrou em trabalho de parto;
- Tente manter-se calma, relaxada e tranquila. Lembre-se que as próximas horas serão física e emocionalmente exigentes e que tudo deverá fazer para se preparar para as etapas que se aproximam;
- Medite, faça uma sesta, veja um filme, exercite a sua respiração, tome um banho, peça uma massagem enfim, faça tudo o que poder para aliviar a dor e a tensão e para se sentir bem-disposta, alerta e confiante;
- Com o aumento das dores e do desconforto físico, deverá dirigir-se para a maternidade/hospital. Se puder, evite conduzir. Peça a alguém para a levar, chame um táxi ou ligue para o 112;
- Visualize o seu bebé para o ajudar a passar pelas próximas etapas com segurança. Será necessário um trabalho de equipa!
- Não se esqueça dos seus documentos pessoais (Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão e Cartão de Identificação do Utente do SNS), do Boletim de Saúde da Grávida, da mala do bebé e da sua (roupa e artigos de higiene pessoal).
Progressivamente, as contrações tornam-se mais frequentes, longas e fortes. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 10 – 15 minutos), entra em trabalho de parto. Está na hora de ir para a maternidade/hospital.
As contrações, ou dores do parto, acontecem devido à contração dos músculos do útero com o objetivo de abrir o cérvix (a entrada do útero) o que permite a passagem e a saída do bebé para o exterior.
- De quanto em quanto tempo começam as contrações
- Trabalho de parto: contrações falsas vs. contrações verdadeiras
- Como perder a barriga depois da gravidez
- 6 Motivos para tentar um parto normal
- As 3 fases do trabalho de parto
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé
- 6 Perguntas que vai fazer nas primeiras 6 semanas pós parto