Chegou a meio da sua gravidez! Às 20 semanas de gravidez os sentidos do seu bebé ficam cada vez mais apurados. Esta é também a semana da ecografia morfológica. Nela poderá ver claramente o perfil, as mãos e os pés do seu bebé e descobrir se está grávida de um menino ou de uma menina. Poderá também experimentar os primeiros movimentos do seu bebé. Se ainda não estava visível, com certeza a sua barriga vai aparecer a partir de agora.
20 semanas de gravidez são quantos meses?
20 semanas de gravidez são 5 meses. Está no 2º trimestre da sua gestação. Faltam 140 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 20 semanas de gravidez
Às 20 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de uma banana!
Com 20 semanas de gravidez o bebé mede entre 14 a 16 cm (medida da cabeça à anca) e pesa de 250 a 300 g.
O desenvolvimento do bebé
Crescer e ganhar peso
No quinto mês de gestação, o corpo e os órgãos do seu bebé já se desenvolveram completamente. Por isso, a partir de agora, ele empenha-se em crescer, ganhar peso e em maturar o funcionamento dos seus órgãos.
Cérebro
O cérebro continua o seu desenvolvimento e complexificação. As células nervosas, que servem cada um dos cinco sentidos, estão a desenvolver-se nas respetivas regiões cerebrais. Já as complexas ligações, requeridas pelo desenvolvimento da memória e pelas funções mentais, estão em formação.
Rins
Os rins já produzem urina (cerca de 10 ml por dia), que é expelida para o líquido amniótico. O coração bate mais forte e pode ser facilmente auscultado com um estetoscópio obstétrico.
Pele
A pele, antes rosada, começa a ficar avermelhada. Está também mais espessa e coberta pelo vernix ou verniz caseoso, que o protege do contacto permanente com o líquido amniótico. Esta substância gordurosa e esbranquiçada ajudará igualmente o bebé no momento do nascimento, facilitando a sua passagem pelo canal do parto.
Cabelo
A fina lanugem que cobre a cabeça do bebé será, brevemente, substituída por verdadeiro cabelo que, nesta fase, já começa a aparecer. Os olhos ainda permanecem proeminentes e as pálpebras conservam-se cerradas, mas as sobrancelhas e as pestanas estão a configurar-se.
Os movimentos do bebé
Nesta etapa gestacional, devido ao amadurecimento dos sistemas muscular e nervoso, o bebé adquire um maior controle nos seus membros. Ele coordena pequenos movimentos com as mãos: junta-as, agarra o cordão umbilical, chucha o polegar, leva as mãos à boca ou tapa o rosto com elas. Consegue ainda rolar e virar-se dentro do útero.
Os movimentos do feto são tão nítidos que são percetíveis períodos de sono, intercalados com outros de absoluta atividade, em que agita as pernas e os braços, principalmente quando a mãe está deitada.
Mecónio (o primeiro cocó do bebé)
Apesar do rápido desenvolvimento dos órgãos internos, os pulmões ainda não estão a funcionar. O seu sistema digestivo está em preparação e, como tal, o bebé engole mais líquido amniótico. Por isso, nesta semana, inicia-se a produção de mecónio no intestino do bebé. Este é composto por muco, enzimas e sais de bile (é o primeiro cocó do bebé).
Curiosidades das 20 semanas de gravidez
- Esta é a semana do desenvolvimento dos cinco sentidos. Desta forma, com a audição cada vez mais apurada, o bebé já consegue identificar e reagir à voz da mãe. Consegue também ouvir os seus batimentos cardíacos e tudo o que ela faz, participando ativamente na sua vida;
- A partir deste momento, o seu bebé também já se apercebe e reage à luz. Embora os seus olhos possam “ver” a luz a partir da 16ª semana, eles só se formam completamente até à semana 20, abrindo pela primeira vez entre as semanas 26 e 28;
- Os bebés podem igualmente saborear a comida que a mãe come. As moléculas de sabor dos alimentos passam do sangue da mãe para o líquido amniótico do bebé, através da placenta. Acredita-se também que os bebés podem cheirar a comida;
- Como referido anteriormente, neste período gestacional, o bebé aumenta também os movimentos das mãos. Chucha no dedo, agarra o cordão umbilical e leva as mãos à boca ou à face. O bebé tem ainda emoções e partilha as suas mudanças de humor e as suas sensações.
20 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
As 20 semanas de gravidez são marcadas pelo aumento do tamanho da barriga e pelos desconfortos daí resultantes.
O útero tem agora o triplo do tamanho original e está agora à altura do umbigo. Mede, aproximadamente, 15 a 25 cm e, daqui para a frente, vai crescer regularmente, ao ritmo de cerca de um centímetro por semana.
Com esta nova posição uterina é normal sentir que o umbigo está mais sensível e, até mesmo, mais saliente, devendo voltar ao normal após o parto.
Sintomas das 20 semanas de gravidez
Frequência urinária
Nesta fase, é normal um aumento da frequência urinária, provocada pela pressão que a barriga exerce na bexiga.
Falta de ar e cansaço
O crescimento progressivo da barriga vai também continuar a comprimir os pulmões, o que fará com que a mãe sinta falta de ar e maior cansaço quando faz algum esforço físico. Como tal, evite pegar em pesos e suba as escadas devagar, ao seu ritmo.
Contrações de Braxton Hicks
É também nesta altura que os músculos uterinos se começam a contrair e a distender. São as designadas contrações de Braxton Hicks ou falsas contrações do parto. Apesar de incómodas, estas não provocam dor.
Retenção de líquidos
Por volta desta semana, poderá sentir algum desconforto (vulgo inchaço), provocado pela retenção de líquidos, especialmente nas mãos, pernas, tornozelos e pés. Controlar o aumento do peso, usar meias de descanso ou elásticas, evitar estar muito tempo na mesma posição ou fazer exercício físico pode contribuir para minorar o incómodo.
Azia
A azia é também frequente às 20 semanas de gravidez. Evite alimentos muito gordurosos ou ácidos, pois acentuam-na. Uma dica para a aliviar é comer ou beber coisas frescas.
Alterações na pele
As sardas e outras marcas na pele, assim como os mamilos, a área genital e a área próxima do umbigo podem ficar mais escuras. Habitualmente a tonalidade volta ao normal depois do nascimento do bebé.
Sensibilidade mamária
As mamas ficam também mais sensíveis, devido ao aumento das mesmas e dos canais lactíferos que se preparam para a amamentação.
O peso da grávida às 20 semanas de gravidez
Na 20ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 6 kg e 8kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 20 semanas de gravidez
Com tantas mudanças a acontecer no seu corpo, este exige cuidados redobrados:
- Deve continuar a alimentar-se de uma forma saudável e equilibrada, privilegiando os alimentos ricos em cálcio e vitaminas;
- Deve igualmente praticar exercício físico moderado, como caminhadas ou natação, pois reduz a dor nas costas, a prisão de ventre, a fadiga e o inchaço corporal;
- Nesta fase é normal que se sinta cansada e que tenha mais sono que o habitual, não faça esforços desnecessários e descanse bastante;
- Para evitar o aparecimento ou agravamento das estrias, provocadas pela distensão da pele no crescimento da barriga, deve hidratar bem o seu corpo (bebendo cerca de 2 litros de água) e a sua pele (recorrendo a cremes gordos e hidratantes);
- Se tiver propensão para varizes, a gravidez favorece o seu aparecimento. Isto acontece devido à ação relaxante que as hormonas da gravidez exercem sobre as paredes das veias e à congestão que o peso do útero provoca nas mesmas. Para evitar as varizes convém descansar as pernas com intervalos regulares, utilizar meias de compressão e evitar roupa apertada;
- Não se esqueça também de continuar a fazer os exercícios de Kegel diariamente, para fortalecer os músculos pélvicos. Estes desempenham um papel muito importante na expulsão do bebé. Quanto mais resistentes e elásticos forem, menor será o risco de lesão. Para além disso, músculos pélvicos mais fortes e resistentes melhoram a tonicidade muscular, o que auxilia na prevenção da incontinência urinária.
Consultas e exames às 20 semanas de gravidez
Ecografia morfológica
Esta semana poderá fazer a segunda ecografia da gravidez, também designada ecografia morfológica. Esta é uma das mais importantes, porque possibilita a avaliação da anatomia dos órgãos internos e do esqueleto do bebé.
O crescimento fetal é avaliado pela medição do perímetro cefálico, do perímetro abdominal e do comprimento do fémur. Também vai ser examinado o líquido amniótico, a placenta e o cordão umbilical. Na maior parte dos casos é possível conhecer o sexo do bebé.
Deteção de malformações congénitas
E porque o feto tem, neste estágio, a dimensão ideal, o objetivo principal desta ecografia é a deteção de malformações congénitas. São de especial relevância as malformações potencialmente fatais e com tempo de vida limitado ou associadas a elevada morbilidade pós-natal, anomalias passíveis de tratamento intrauterino ou que impõem terapêutica ou pesquisa após o nascimento.
Para esclarecimento de algumas situações clínicas pode ser fundamental a realização de outros exames complementares de diagnóstico (amniocentese, biópsia de vilosidades coriónicas, ecocardiograma fetal, ressonância magnética fetal).
Refira-se que a ecografia apenas informa sobre a existência de possíveis anomalias físicas e não sobre defeitos de outra natureza (bioquímicos, metabólicos, genéticos, cromossómicos, entre outros). Assim, um resultado normal no estudo ecográfico não é garante que a criança venha a nascer sem alterações físicas ou sem problemas de desenvolvimento corporal ou psicomotor.
3ª Consulta pré-natal
Esta ecografia pode coincidir ou não com a 3ª consulta pré-natal, que deve ser realizada até às 24 semanas. Nesta consulta serão prescritos exames à urina, para despiste de eventual presença de proteínas (associadas a pré-eclampsia), infeções urinárias e açúcar (que pode ser um sinal de diabetes gestacional).
Teste de Cooms Indireto
Se o grupo sanguíneo da mãe for Rh negativo, será solicitado o teste de Cooms Indireto. Mediante um resultado negativo será administrada uma injeção de Imunoglobulina anti-D (anticorpos para o fator Rh) na próxima consulta.
Posteriormente, se o seu bebé for Rh positivo, administra-se nova injeção de imunoglobulina anti-D com o objetivo de proteger uma futura gravidez.
20 Semana de gravidez: dicas e sugestões
- Entre a 19ª e a 22ª semana, deverá fazer a 2ª ecografia da gravidez. Se não desejar conhecer o sexo do seu bebé, deverá comunicá-lo ao médico antes de iniciar o exame.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.