Um dos grandes medos das futuras mamãs, especialmente daquelas que vão ter o seu primeiro filho, é o nível da dor no trabalho de parto. É normal que assim seja. Mas o que pode fazer para controlar a dor das contrações no parto?
Não se esqueça que quem vai estar consigo na sala de parto já passou por muitas situações como a sua e estão lá para a apoiar. Se o seu companheiro, ou outra pessoa da sua confiança, partilhar estes momentos, sentir-se-á muito mais segura e confiante.
Controlar a dor das contrações no parto
Ajudam a controlar a dor das contrações iniciais
Entretanto, já terá algumas ferramentas para lidar com a dor, especialmente, se frequentou o curso de preparação para o parto. Apesar de haver sempre a anestesia epidural, há outras técnicas que a ajudam a controlar a dor das contrações, um dos sinais do início do parto, especialmente na primeira fase do trabalho de parto que é passada em casa.
Enquanto estiver em casa tem liberdade para fazer o que lhe der mais conforto: mexer-se, tomar um banho, comer e, muito importante, beber muitos líquidos.
Nesta fase inicial do parto, é fundamental que se movimente, que experimente uma posição em que lhe seja mais fácil suportar as contrações, inspirar e expirar profundamente e ganhar energia para os acontecimentos das próximas horas.
Pode parecer-lhe que o tempo demora a passar mas será mais breve do que pensa. Está na reta final. Em breve, vai ter o seu bebé no peito e inicia-se uma nova fase. Por isso, visualize esse momento.
Pense em coisas boas, concentre-se e visualize o seu bebé. Pense positivo.
Ajudar o bebé a descer
Ajude o seu bebé a deslocar-se para a posição ideal enquanto controla a dor e o desconforto das contrações:
- Pôr-se de cócoras ajuda a alargar a pélvis o que impulsiona o bebé para baixo;
- Use uma bola de parto para relaxar;
- Tome um banho quente/morno para relaxar;
- Encha a banheira de água morna e tente relaxar;
- Pôr-se de gatas pode aliviar a dor de costas;
- Balançar-se de um lado para o outro também ajuda a aliviar a dor. Apoie-se no seu companheiro, num móvel ou numa barra enquanto se agacha;
- Use uma cadeira de balouço para se movimentar;
- Dê um passeio para aliviar a dor e ajudar o bebé a descer;
- Sente-se na sanita para aliviar a pressão no baixo ventre;
- Deite-se de lado (evite deitar-se de costas);
- Distrai-se: veja um filme, ouça música, medite, faça exercícios de respiração, coma refeições leves mas nutritivas, peça uma massagem, …
Cronometrar as contrações
Quando sentir as primeiras contrações, comece a cronometrá-las. Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 10-15 minutos), significa que entrou em trabalho de parto.
Chegou a hora de ir para a maternidade / hospital!
Por norma, só será internada quando atingir os 3-4 cm de dilatação, ou seja quando sentir contrações mais frequentes, longas e fortes.
Assim que se tornarem regulares (cerca de 3 contrações em cada 10-15 minutos), está na hora de ir para a maternidade/hospital.