De modo a proteger o feto, acumulam-se no colo do útero secreções gelatinosas, designadas de rolhão mucoso. Quando o corpo da mulher se prepara para o parto, liberta-se dessa barreira protectora, que sai sob a forma de muco, corrimento espesso, viscoso e, por vezes, acastanhado.
O que é o rolhão mucoso?
Por volta da 4ª semana da gravidez, as glândulas da cérvix segregam uma substância gelatinosa, rosada ou acastanhada, o rolhão mucoso. Tem por objetivo selar o colo do útero para proteger o feto contra o risco de infeções e contaminações exteriores. Com a formação desta barreira, o organismo da mulher garante o saudável desenvolvimento do bebé, protegendo-o de agressões exteriores.
Para que serve?
Ao criar uma barreira física entre o útero e o exterior, o rolhão mucoso forma-se para proteger o bebé contra o risco de infeções e contaminações. Contribui, assim, a prevenir eventuais complicações no desenvolvimento fetal.
Quando é expulso?
O rolhão mucoso bloqueia o útero durante a gravidez. Quando esta chega ao seu término, a sua função está cumprida sendo expulso quando o colo do útero começa a ajustar-se para o parto.
Durante as últimas semanas da gestação, o corpo da mãe prepara-se gradualmente para o nascimento do seu bebé: as contrações uterinas intensificam-se, o colo do útero torna-se progressivamente mais fino e dilatado e o rolhão mucoso acaba por se desintegrar sendo expulso naturalmente pela vagina.
Este sairá em forma de corrimento, ou pedaços gelatinosos. De aspecto transparente ou acastanhado, por vezes, raiado de sangue. Contudo, não é expectável que saia grandes quantidades de sangue juntamente com o rolhão mucoso. Caso detecte perda de sangue durante a saída do rolhão mucoso, procure o seu profissional de saúde para observação.
Sintoma do início do trabalho de parto?
Nem todas as grávidas se apercebem da perda do rolhão mucoso antes do início do trabalho de parto.
Uma vez que a sua expulsão pode ocorrer alguns dias ou horas antes do parto, a sua perda não significa que se deva ir de imediato para o hospital / maternidade. É sim um sinal que a data do nascimento está para breve.
Contudo, no caso de corrimento suspeito, deve consultar o médico. É importante diferenciar entre a expulsão do rolhão mucoso de uma perda de sangue ou de líquido amniótico.
- Líquido amniótico: o que é, como se produz e para que serve
- O que fazer se estiver a perder líquido amniótico?
Sinais de alarme
Atente aos seguintes sinais de alarme que podem ocorrer aquando a perda do rolhão mucoso:
- perda de sangue
- perda de líquido amniótico
- diminuição dos movimentos fetais
- contracções regulares e dolorosas (sinal de trabalho de parto)
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.