Entra na 4ª semana da gravidez, a última semana do 1º mês da gravidez (o bebé tem 2 semanas de idade). Saiba como se desenvolve o bebé ao longo da 4ª semana da gestação e as principais mudanças que ocorrem no seu corpo.
4ª Semana da gravidez
Na 4ª Semana da gravidez, inicia-se o período embrionário com a multiplicação e diferenciação celular. O embrião mede entre 0,36 a 1 mm. Tem a forma de um disco com 3 camadas de células germinativas que se desenvolvem distintamente para dar origem às várias partes do corpo do bebé.
Todas as estruturas estão em formação
Após a fecundação, a partir da uma célula de um espermatozoide e do óvulo, dá-se um desenvolvimento espantoso. À medida que o blastocisto se multiplica em centenas de células, divide-se em dois:
- A metade acoplada à parede uterina transforma-se na placenta. A camada exterior forma o cordão umbilical, a bolsa amniótica, a bolsa vitelina e o córion (a membrana protetora do útero);
- A metade interior do blastocisto virá a ser o bebé. Esta divide-se em três camadas que se diferenciam e crescem para formar as diferentes partes do corpo do bebé.
Se estiver grávida, esta semana não deverá aparecer a menstruação (considerando um ciclo menstrual regular de 28 dias). Algumas mulheres “sentem” que estão grávidas pouco tempo após a conceção. Poderá sentir alguns sintomas como os seios doridos, cansaço, sonolência ou náuseas.
Dentro da cavidade amniótica, o líquido amniótico renova-se continuamente a cada 2 horas.
4ª Semana da gravidez: o seu bebé
Durante esta semana, o disco embrionário (conjunto de células resultante da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide responsável pela formação dos tecidos e órgãos do embrião) continua a crescer. As três camadas de células germinativas desenvolvem-se, distinguindo-se entre si:
- Ectoderme (células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo);
- Mesoderme (células que dão origem aos músculos, ossos, cartilagens, vasos sanguíneos e rins);
- Endoderme (células que dão origem ao fígado, pâncreas, bexiga, glândula tiróide e paredes do trato gastrointestinal).
4ª Semana da gravidez: o seu corpo
Enquanto tudo isto acontece, o seu corpo prossegue no processo da criação de todas as condições para o estabelecimento e proteção do óvulo fecundado, desenvolvendo para isso:
- A placenta, suporte de vida do bebé, responsável pelo fornecimento de nutrientes e oxigénio durante toda a gravidez e que funcionará em pleno a partir da semana 14;
- A placenta começa a produzir a “hormona da gravidez” (Gonadotrofina Coriónica Humana – hCG). A principal função desta hormona é inibir uma nova ovulação e garantir a manutenção da gestação. O aumento da produção desta hormona permitirá, também, confirmar a gestação através de um teste de gravidez, que mede o nível de hCG na urina;
- A cavidade amniótica, lar do bebé durante os próximos meses;
- O saco vitelino primitivo (ou vesícula vitelina, responsável pela produção dos glóbulos vermelhos e pelo aporte de nutrientes ao bebé nos estádios iniciais do seu desenvolvimento, ou seja, até que a placenta esteja pronta para cumprir em pleno a sua função de nutrir o bebé);
- As glândulas do cérvix segregam o tampão mucoso (substância gelatinosa produzida pelo corpo materno que bloqueia o colo do útero para proteger o bebé contra os agentes infeciosos externos até ao momento do parto);
- A produção de progesterona está no seu auge e estimula, em conjunto com o estrogénio, a mucosa uterina para que esta forneça fluído nutritivo ao óvulo.
4ª Semana da gravidez: dicas e sugestões
- Se estiver a planear engravidar e mesmo que ainda não seja possível confirmar se está grávida, preste mais atenção à sua alimentação e abdique de eventuais hábitos que possam prejudicar o desenvolvimento do bebé, como tabaco, álcool ou determinada medicação contra indicada na gravidez.
- Marque uma consulta pré-natal para esclarecer todas as suas dúvidas e despistar qualquer problema de saúde que possa interferir na gravidez.
- Nesta altura, e se indicado pelo seu médico, já deverá ter iniciado a toma de ácido fólico, para prevenir mal formações no cérebro e coluna vertebral do embrião.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.