Anteriormente considerada entre as 37 e as 41 semanas de gestação, estudo publicado no início de 2013 por investigadores da Universidade Americana de Obstetrícia e Ginecologia, alertou para a necessidade de reenquadrar a gravidez de termo para as 39 semanas. O motivo? Os bebés nascidos às 37 ou 38 semanas apresentam um menor desenvolvimento do cérebro do que os que nascem na 41ª semana.
Gravidez de termo
Quando é considerada uma gravidez de termo?
Considera-se uma gravidez de termo a partir das 39 semanas e 0 dias até 40 semanas e 6 dias, contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual.
Durante este período de tempo, o bebé continua a ganhar peso e os pulmões a amadurecer, mas o cérebro já está preparado para se adaptar aos desafios que o esperam fora da proteção do útero materno.
E se o bebé nascer antes das 37 semanas?
O parto antes do termo, ou parto prematuro, é o que começa antes de completada a 37ª semana da gravidez. O prognóstico e as complicações que decorrem do nascimento prematuro são bastante diferentes consoante se trate de: [1]
- Um muito grande prematuro (menos de 28 semanas);
- Um grande prematuro (entre as 28 – 32 semanas) ou
- Um prematuro moderado a tardio (entre as 32 – 37 semanas).
[1] Organização Mundial da Saúde (OMS). Nota descritiva de novembro de 2017
Como os bebés prematuros podem ter complicações de saúde, sendo que a imaturidade pulmonar (causa de problemas respiratórios) é a primeira das grandes preocupações, é evitada a antecipação do parto a menos que haja uma hemorragia vaginal, se as membranas rebentarem e deixarem passar líquido amniótico ou se a mãe entrar em trabalho de parto, com contrações e dilatação.
O parto induzido e o parto por cesariana não devem planeados para data anterior às 39 semanas de gravidez completas, salvo indicação médica em contrário. [1]
A data ideal para nascer
Considera-se que a idade ideal para nascer são as 40 semanas (280 dias), contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual.
No entanto, por vezes, é difícil estimar com exatidão a idade da gravidez, especialmente quando os pais não têm a certeza sobre a data da conceção devido a ciclos menstruais irregulares.
Nestas situações, o diâmetro da cabeça do bebé, medido na ecografia do primeiro trimestre (realizada entre a 11-13 semanas) e no segundo trimestre (realizada entre as 19-22 semanas) poderão ajudar a datar com alguma segurança a idade da gravidez e, consequentemente, a estimar a data provável do parto.
A gravidez para além das 41 semanas
Às 41 semanas, a mãe é vigiada com um intervalo de dias menor e realizam-se alguns exames que permitem avaliar o crescimento e o movimento do bebé, a sua frequência cardíaca (cardiotocografia ou CTG) e a quantidade de líquido amniótico.
Nascer após as 42 semanas
A partir da 42ª semana (gravidez pós-datismo), os riscos para a saúde materno-fetal aumentam consideravelmente. No final da gravidez, o envelhecimento da placenta impede que funcione normalmente, limitando o fornecimento de nutrientes e oxigénio ao bebé.
Mas também pode haver alterações na quantidade e na qualidade de líquido amniótico. Se este diminuir ou se for detetada uma coloração esverdeada, provocada pela primeira matéria fecal do feto (mecónio), isto indica sofrimento fetal e é necessário intervir para abreviar o nascimento do bebé.
Se o feto aspirar uma mistura de líquido amniótico com mecónio (síndroma da aspiração de mecónio), ainda no útero ou no decurso do parto, poderá dar origem a complicações respiratórias pela obstrução das vias aéreas e irritação dos pulmões.
Se não houver sinais de parto, o médico poderá provocar o parto ou optar por uma cesariana (parto cirúrgico feito por meio de uma incisão na barriga e no útero da mãe) caso o bebé mostre sinais de sofrimento ou o colo uterino não se mostre capaz para deixar passar o bebé.
Em síntese:
- Gravidez a termo inicial: 37 semanas e 0 dias até 38 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez a termo completo: 39 semanas e 0 dias até 40 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez a termo tardio: 41 semanas e 0 dias até 41 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez pós-termo: 42 semanas ou mais (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.