Quando é que o bebé dá a volta? Esta é uma das perguntas mais frequentes das grávidas. O termo “dar a volta” refere-se ao posicionamento do bebé de cabeça para baixo, ou em apresentação cefálica, durante a gravidez. Cerca de 98% dos bebés “dão a volta” antes das 38 semanas da gestação.
Quando é que o bebé dá a volta?
A melhor posição para nascer
A melhor posição para o bebé nascer por parto natural, é virado de cabeça para baixo, bem encaixada no cérvix materno. Esta posição ajuda na dilatação do cérvix na fase inicial do trabalho de parto, altura em que dilata 10 cm.
A cada contração, a pressão exercida pela cabeça do bebé ajuda no processo de dilatação do canal de parto. Por outro lado, como a cabeça do bebé é área maior do corpo, passando primeiro a cabeça, o corpo desliga rapidamente para fora do útero.
Nas últimas semanas da gravidez, no crânio, as fontanelas permanecem abertas para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto.
Assim, usa-se o termo “dar a volta” para referir o posicionamento do bebé de cabeça para baixo ou em apresentação cefálica.
Em que semana da gravidez o bebé “dá a volta“?
Cerca de 50% dos bebés, “dão a volta” entre as 28 e as 32 semanas da gravidez. À medida que cresce e o espaço no útero diminui, esta posição acaba por ser a mais confortável para o feto.
Contudo, alguns podem fazê-lo mais tarde sem que isso tenha qualquer implicação negativa no processo de parto. Às 37 semanas 96 % a 98% dos bebés estão de cabeça para baixo.
A maioria das grávidas não dão conta que o seu bebé “dá a volta“. No entanto, quando o bebé o faz, pode movimentar-se com maior vigor e provocar algum desconforto abdominal à mãe.
A mãe sente que o bebé “deu a volta“?
Quando o bebé dá a volta, a mãe consegue respirar melhor, devido ao alívio da pressão exercida pelo corpo do bebé sobre os órgãos superiores.
Simultaneamente, aumenta a vontade de ir regularmente à casa de banho devido à pressão agora exercida sobre a bexiga.
A dor nas pernas, cãibras e edema dos tornozelos são outros sintomas de que o bebé pode ter “dado a volta“, posicionando-se de cabeça para baixo.
Como ajudar o bebé a “dar a volta”
Caminhar ou nadar pode ajudar o bebé a “dar a volta“.
Também pode experimentar o seguinte exercício: ajoelhe-se com os joelhos afastados, apoie a testa numa almofada no chão e eleve as nádegas acima do nível da cabeça. Mantenha esta posição 15 minutos por dia.
Acredita-se que este exercício dá mais espaço ao bebé para se virar de cabeça para baixo.
E quando o bebé não “dá a volta”?
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, a técnica versão cefálica externa (VCE) deve ser oferecida a todas as grávidas em que, a partir das 36 semanas + 0 dias, o feto se encontre em situação transversa (quando o bebé não está virado de cabeça para baixo) ou em apresentação pélvica (quando o bebé está sentado) e não haja contraindicação para a sua realização. Leia o artigo completo.